ABCIC EM AÇÃO
Realizado em formato virtual, o tradicional evento da Abcic contou com a apresentação da economista Ana Maria Castelo, da FGV, que tratou do cenário econômico e perspectivas para este ano; e com a palestra de Luciene Rosa e Hermano Pinto, da Informa Markets, organizadora do Concrete Show South America, que mostrou as atividades previstas para a feira em formato híbrido
A instabilidade causada pela pandemia provoca incertezas nos cenários econômico, político e social, resultando em forte preocupação para as empresas e as pessoas. Diante dessa conjuntura, a informação torna-se imprescindível para estabelecer caminhos que possam orientar as decisões dos empresários. Nesse sentido, a Abcic tem buscado desempenhar um papel de fomentar o conhecimento, a fim de contribuir nessas questões estratégicas que determinam o presente e o futuro das companhias.
Uma dessas ações é o Abcic Networking, cuja oitava edição foi realizada no dia 17 de março, em formato virtual. O tradicional evento da entidade contou a inscrição de cerca de 240 profissionais, entre associados e convidados, para compartilhar informações relevantes sobre economia, o setor da construção, a área de pré-fabricados de concreto e atividades de relacionamento e fomento de negócios. Participaram como palestrantes: a economista Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção na Fundação Getulio Vargas, e Hermano Pinto e Luciene Rosa, da Informa Markets, organizadora do Concrete Show South America.
Durante a abertura do Abcic Networking VIII, Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, trouxe uma avaliação do momento vivenciado pelo país e prestou sua homenagem aos profissionais da medicina, da engenharia e as famílias
“Nosso país está atravessando o momento mais crítico da pandemia. Sabemos que as empresas de nosso setor têm implementando em seu dia a dia medidas operacionais e desenvolvido ações para continuar suas atividades. Aliás, a construção civil tem sido um exemplo ao exercer suas funções com muita responsabilidade. Essa continuidade possibilitou que nós seguíssemos em frente, com as respectivas famílias trabalhadoras em uma luta diária nesse cenário sem precedentes”, afirmou a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic.
Durante a abertura, Íria fez uma homenagem a todos as pessoas que perderam seus familiares para a Covid-19, bem como aos profissionais do setor da construção que faleceram recentemente por motivos diversos, como o engenheiro de estruturas Eduardo Barros Millen; o engenheiro de estruturas e professor Augusto Carlos Vasconcelos, o professor da Universidade Federal do Paraná Shido Ogura, o empresário Alvorindo Ravagnani Jr, fundador da Sotef, e engenheiro de estruturas César Pereira Lopes. “Nos solidarizamos com todas as pessoas que têm enfrentado lutas e dificuldades neste último ano. Essa união de forma virtual permite compartilhar esse momento de dor pelo qual todos nós e o país está passando”, disse ao pedir que todos os participantes prestassem sua deferência com o 1 minuto de silêncio.
O engenheiro Guilherme Philippi, presidente do Conselho Estratégico da Abcic, relembrou a importante contribuição desses profissionais para o desenvolvimento do setor da construção no país. Em seu discurso, ele ainda comentou que a situação atual exige muita atenção de todos porque o momento é desafiador, instável e volátil, com a turbulência política, dificuldade de operação das empresas, a alta das commodities e a reprise do que ocorreu há exatamente um ano, com os fechamentos totais ou parciais, explicitando o descontrole da pandemia.
Guilherme Philippi, presidente do Conselho Estratégico da Abcic, fez suas ponderações sobre os cenários econômicos e da construção, enfatizando a importância da campanha de imunização
Por outro lado, Philippi ponderou que pelo mundo estar há um ano em pandemia houve muito aprendizado e adaptação, além da certeza de que a vida não pode parar. “Precisamos continuar avançando. Aprendemos a trabalhar dessa maneira, e agora temos um alento: a vacinação está chegando. Sem dúvida que essa nova variante nos assusta, mas a vacinação é importante para diminuir a força da doença e, sem ela, não teremos a retomada econômica”.
Outro ponto avaliado no Abcic Networking VIII foi a falta e o elevado preço dos insumos, em especial do aço, que representa um alto custo para as fabricantes de estruturas pré-fabricadas de concreto. “Em conversa com nossos associados, percebemos que mesmo diante desse cenário há uma boa carteira de obras. Contudo, o valor dos preços dos materiais tem apertado nossas margens e, em algumas situações, deixando-as negativas”, ressaltou Philippi. Isso significa que mesmo com projetos, algumas empresas têm preferido desistir de contratos, realizando distrato e pagando multas contratuais porque o prejuízo é menor.
O presidente do Conselho Estratégico da Abcic também ponderou sobre um ciclo de aumento da taxa de juros, que pode interferir no crédito e no financiamento imobiliário, por exemplo, e a importância da aprovação das reformas administrativa e tributária para que a economia avance de forma sustentável, uma vez que o governo não terá condições de estabelecer medidas robustas para a manutenção da atividade econômica como fez em 2020. “Minha expectativa é que 2021 será, ao mesmo tempo, desafiador e um bom ano. Espero apenas que até o final do ano a pandemia esteja controlada com a maior parte da população vacinada”.