GIRO RÁPIDO
Abertura do Congresso do Ibracon contou com a presença da presidente executiva da Abcic, Íria Doniak
O 60º Congresso Brasileiro do Concreto (CBC), evento técnico-científico promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), aconteceu entre 17 e 21 de setembro em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento contou com 1189 inscritos entre estudantes, pesquisadores, professores, engenheiros e profissionais técnicos de escritórios de projeto, laboratórios, construtoras, empresas de energia, fabricantes de equipamentos e componentes do concreto, concreteiras, indústria de pré-fabricação, órgãos governamentais e associações.
O 60º CBC teve a participação de estudantes e profissionais de quase todos os estados brasileiros e de 15 países. O estado com maior número de inscritos foi São Paulo, seguido por Paraná e Rio Grande do Sul. Por sua vez, Paraguai, Portugal e França foram os países com maior número de participantes estrangeiros.
Com o objetivo de divulgar as pesquisas científicas sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos, desenvolvidas em universidades, institutos e empresas, nacionais e estrangeiras, foram recebidos 1.282 artigos de um total de 2.264 resumos submetidos; 998 foram aprovados pela Comissão Científica do 60º CBC, sendo 699 apresentados durante a programação do congresso.
Durante a solenidade de abertura, da qual participou Íria Doniak, presidente executiva da Abcic e diretora de publicações do Ibracon, o engenheiro Júlio Timerman, presidente do Ibracon, afirmou que “os números corroboram ser o Congresso Brasileiro do Concreto o maior evento nacional de discussões sobre o concreto, ao bater em sua sexagésima edição os recordes das edições anteriores”.
Os destaques na programação, com recorde de público, foram as conferências plenárias de pesquisadores estrangeiros e os eventos paralelos. Com destaque para a segunda edição do Seminário sobre Segurança de Estruturas em Situação de Incêndio, motivada pelo colapso do edifício Wilton Paes de Almeida, em São Paulo, em maio último, que trouxe informações sobre o comportamento do concreto em situação de incêndio.
Foram abordados os conceitos de compartimentação térmica, as pesquisas realizadas nas universidades brasileiras sobre resistência ao fogo, os tipos de proteção passiva e seu desempenho, o comportamento das estruturas de concreto pré-moldado em situação de incêndio e dois estudos de caso: o incêndio e o colapso do edifício Wilton Paes de Almeida e o incêndio, a inspeção e a recuperação do Centro Administrativo de Goiás.
Professor Marcelo Ferreira (UFSCar) ministrou palestra no Seminário sobre Segurança de Estruturas em Situação de Incêndio