ABCIC EM AÇÃO
Presidência executiva continua sendo exercida pela engenheira Íria Doniak
No dia 6 de abril, os novos integrantes do Conselho Estratégico para o biênio 2020/2022 foram eleitos pelos associados em Assembleia Geral Ordinária. Felipe Cassol, CEO da Cassol Pré-Fabricados passa a ser o presidente do Conselho, enquanto João Carlos Leonardi, diretor da Leonardi Construção Industrializada será o vice-presidente.
Para o novo presidente do Conselho Estratégico da Abcic, o Brasil tem um potencial grande de crescimento, com uma demanda bastante reprimida tanto no mercado imobiliário como no segmento de infraestrutura. “Com isso, faz-se necessário que sejam sanadas as questões ligadas à isonomia tributária dos sistemas industrializadas ante aos setores tradicionais da construção, bem como um melhor financiamento de capital voltado para obras de cronogramas mais curtos e a reorganização da estrutura de mercado nos modelos de licitação de obras públicas e contratação de obras privadas”, ponderou.
Como conselheiros para a nova gestão, além do presidente e vice foram eleitos: Mauro Cesar Falchi, da Pentax Construções Industriais e Comerciais Pré-Fabricados; Wellington Pedro Morais Santos, da Civil Industrial e Comercial; Bruno Simões Dias, da Precon Sistemas Construtivos; Luiz Otávio Baggio Livi, da Pré-Infra Pré-moldados e Infraestruturas; Ricardo Panham, da Protendit Construções e Comércio; Claudio Gomes de Castilho, da Engemolde Engenharia, Indústria e Comércio; e Gilmar Jaeger, da Pré Vale Pré-Moldados.
A diretoria executiva da entidade continuará sendo presidida pela engenheira Íria Doniak. “Temos trabalhado fortemente para avançar na representatividade do nosso setor em diversos contextos. E, isso tem sido possível pelo apoio e pela visão estratégica fornecidos pelo Conselho Estratégico. Com isso, nosso desafio é fomentar ainda mais o desenvolvimento da cadeia produtiva e de nossos associados, reforçando o papel fundamental da industrialização para a maior produtividade, sustentabilidade, qualidade, segurança e competitividade da construção e do país”, afirmou.
Também foi eleito o Conselho Fiscal da entidade, composto por membros efetivos e membros suplentes. Já as quatro diretorias da Abcic: Técnica, Desenvolvimento, Marketing e Financeiro, foram definidas no mês de maio e ficarão a cargo, respectivamente, de: Luis André Tomazoni, Ronaldo Franco, Wilson Claro e Nivaldo de Loyola Richter.
A gestão anterior do Conselho Estratégico foi presidida por Guilherme Fiorese Philippi, diretor da Marna Pré-Fabricados, que continuará como conselheiro da nova gestão, juntamente com os ex-presidentes José Antonio Tessari, André Pagliaro, Carlos Gennari, e Milton Moreira Filho, dentro das premissas do estatuto da entidade em preservar a experiência daqueles que já presidiriam a entidade, que muito contribui para seu aprimoramento contínuo.
Nos dois anos de gestão, Philippe deixa um legado bastante importante para a ABCIC e para o setor de pré-fabricados de concreto. Mesmo em meio à crise mais severa vivenciada neste século, a entidade inovou com a realização de eventos virtuais, reunindo associados, cadeia produtiva e o mercado; ampliou sua participação em diversos fóruns técnicos, institucionais e governamentais; e manteve seu trabalho de disseminação dos benefícios da pré-fabricação em concreto e da importância da industrialização para o aumento da produtividade, redução de custos e maior sustentabilidade nas obras. Com isso, a resiliência que é uma característica marcante do setor também foi ponto fundamental da gestão de Philippi e da atuação da ABCIC.
“Peço que nos ajudem a reaquecer aquele espírito construtivo em prol do setor, que por anos tem fomentado a industrialização. É preciso plantar para colher”, finalizou Cassol.