Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 5 - agosto de 2015

ACONTECE NO MUNDO

ABCIC consolida relacionamentos em vários fóruns internacionais para reforçar inovação do setor

Depoimento de Íria Doniak sobre diversas atividades realizadas na Europa, nas quais ela representou a Abcic em diferentes fóruns de discussão de temas relativos ao mercado de pré-fabricados. 

Inovação vence a crise 
A viagem termina em Perúgia, na Itália, onde fomos convidados a participar da 20ª Conferência Anual da IPHA (International Prestressed Hollow Core Association), uma entidade internacional que congrega fabricantes de lajes alveolar de diversos países no mundo. A conferência, realizada no centro de conferências Quattrottori, construído integralmente com estruturas e fachadas pré-fabricadas de concreto, típicas do início dos anos 80 e que está em perfeito estado de conservação, contou com a participação de empresários e fornecedores da cadeia produtiva de 24 países. Além dos europeus, havia representantes da Austrália, Argentina, Líbia e África do Sul.



Íria Doniak recebida no Campus North do Karlsruhe Institute of Technology pelo Michael Haist e Nico Hermann (direita)

 


Jörg-Detlef Eckhardt (esquerda) e Peter Stemmermann, integrantes da equipe de Harald Mueller, recepcionam Íria no laboratório de estruturas

Num fantástico ambiente de integração, sob o tema "Getting it Right after the depression", empresários do setor apresentaram cases de sucesso que superaram a crise internacional através dos preceitos de qualidade e melhoria de processos, como a norueguesa CONTIGA, que adotou o “Lean Construction” e encontrou no sistema Toyota uma importante ferramenta para alavancar a competitividade. 
Outro relato foi feito por Jordi Pujol, da Espanha que remodelou todo o seu conceito baseando-se no marketing de produtos como Nintendo e Red Bull e chegou as casas “pret–a–poter”, popularizando o uso da laje alveolar e hoje atua em parceria inclusive com uma empresa inglesa. Recomendo o filme que está disponível no you tube entrando com a referência casas pretaporter e o site www.casaspretaporter.es. 
No “TT Award”, homenagem ao fundador da entidade Terry Treanor, prêmio concedido ao melhor projeto, a vencedora foi a United Precast de Dubai, empresa que visitamos em nossa missão técnica realizada em novembro de 2014, com um interessante projeto da aplicação das lajes alveolares em galpão de estocagem de clínquer para uma cimenteira local. Disputou com outras aplicações, incluindo a empresa anfitriã do evento, a Generalli Prefabricati, que também venceu a crise na Itália com projetos de infraestrutura e aplicação das lajes alveolares em túneis, cuja fábrica visitamos durante o evento, as duas unidades de painéis e banheiros prontos com GFRC (Glass Reinforeced Fiber Concrete) e a outa unidade de lajes alveolares, ambas em pleno funcionamento. 

 


Toni Kamula, da Tekla, e Íria Doniak durante encontro ocorrido na 20ª Conferência Anual da IPHA.

 


Mensagem de estímulo para o setor

Fornecedores internacionais também envolvidos com a Abcic estiveram presente no evento e foi um momento de interação e networking para o nosso setor. O contato com a IPHA para Abcic no final de 2014 resultou em importantes informações que nos auxiliaram a fixar parâmetros para resistência ao fogo em lajes alveolares e também de apoio para contatos com empresas produtoras nos Emirados Árabes. Encerro a matéria com o slide "Sonhe Grande, pense Globalmente e Aja localmente". Não importa o contexto, precisamos continuar nos movendo, em "bandos" como comento no editorial, nos apoiando mutuamente, dispostos a quebrar paradigmas, repensando nosso negócio e inovando sempre!
 

Otimismo no setor de lajes alveolares
A 20º Conferência Anual, promovida pela IPHA – Associação Internacional de Lajes Alveolares, foi uma oportunidade para os 52 delegados e os 11 parceiros participantes, representando trinta empresas membros, adquirir conhecimento, debater os principais problemas relacionados ao setor, trocar experiências e ampliar o relacionamento. 
Para o diretor-executivo da entidade, Carsten Friberg, o evento foi um sucesso. “As seis apresentações foram muito interessantes, incluindo a do astronauta italiano Roberto Vittori, que falou sobre “Desenvolvimento Organizacional”, baseado em suas experiências em voos espaciais com astronautas de diferentes países e com diferente formação tecnológica e cultural”. Além das palestras, foi possível também visitar a fábrica da companhia anfitriã, a Generale Prefabbricati Spa.
Sobre a participação brasileira na Conferência, Friberg ressalta que a presença da presidente executiva da Abcic, Íria Doniak, foi altamente apreciada pela diretoria e pelos membros presentes. “No Brasil, temos apenas uma empresa-membro, a BMP Pré-Moldados. Por esse motivo, é extremamente importante para nós desenvolvermos novos relacionamentos em todo o mundo”. 
Em relação ao mercado mundial, Friberg destaca há uma visão otimista sobre a possibilidade de um desenvolvimento positivo do setor de lajes alveolares, uma vez que elas oferecem o máximo de eficiência do usuário. “Devido a sua espessura mais fina e a capacidade de vãos maiores, as lajes maximizam a capacidade de exploração do espaço de construção disponível”, explica. “Elas são um produto de engenharia estrutural altamente tecnológico, fabricadas sobre rigorosos controles de qualidade”, acrescenta. Outros benefícios citados pelo diretor-executivo da IPHA estão: sustentabilidade, menor peso, alta velocidade na construção, alta capacidade de carga e redução no número de empregados no canteiro de obras.
Segundo Friberg, o setor possui um importante market share nos países escandinavos, na Holanda, na Bélgica, em algumas nações do Golfo, como a Arábia Saudita, os Emirados Árabes e o Bahrein, com aproximadamente 90% das lajes, sendo alveolares. “Nesses locais, os fabricantes entraram no mercado, direcionando seus esforços na educação dos estudantes de engenharia, no apoio aos engenheiros consultores e na informação para os potenciais clientes. Depois de se estabelecer no mercado, eles focaram em manter a alta qualidade dos produtos, atender os prazos e a resolver de maneira rápida e sem conflitos qualquer desafio que pudesse aparecer”, analisa. 
O papel da IPHA, nesse sentido, de acordo com Friberg, é apoiar seus membros por meio de apresentações e oportunidades de relacionamento em suas conferências anuais e pela discussão de questões técnicas importantes para o desenvolvimento do segmento em seus seminários semestrais. A próxima edição da Conferência Anual será promovida entre 26 e 29 de maio de 2016, em Budapeste (Hungria). Mais informações podem ser obtidas no site oficial da entidade: www.hollowcore.org.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!