DE OLHO NO SETOR
Na feira, a entidade terá um estande institucional para receber associados, fornecedores, clientes e convidados, enquanto o seminário mostrará como a cadeia do pré-fabricado de concreto está se preparando para cumprir com as metas globais de descarbonização em 2030 e em 2050 e como a tecnologia e inovação são temas prioritários para o contínuo avanço no setor
Com auditório sempre lotado, Seminário da Abcic no Concrete Show apresenta anualmente temas fundamentais para o setor de pré-fabricados de concreto
O Concrete Show South America deve reunir, de 19 a 21 de agosto, no São Paulo Expo, mais de 450 marcas nacionais e internacionais, incluindo 50 estreantes, que ocuparão os mais de 32 mil m² de área de exposição e levarão lançamentos e inovações para o mercado. A feira é parte do prestigiado circuito mundial World of Concrete, organizado pela Informa Markets.
“Este é o evento ideal para todos os envolvidos na cadeia do concreto se atualizarem, fortalecerem suas redes de contato e ampliarem suas possibilidades de negócio. Serão três dias intensos de conteúdo qualificado, aprendizado e muitas oportunidades”, destaca Hermano Pinto Jr., diretor da Informa Markets Latam.
A Abcic, que participa desde a primeira edição da feira, contará com um estande institucional, considerado o ponto de encontro do setor. Por isso, foi planejado para ser o espaço ideal para congregar associados, engenheiros projetistas de estruturas, construtoras, incorporadoras, clientes, representantes de entidades parceiras e autoridades do setor público.
A entidade apresenta todas as suas iniciativas, que têm sido fundamentais para o desenvolvimento sustentável da pré-fabricação em concreto no país, como o Selo de Excelência ABCIC, programa de certificação que atesta a qualidade, o desempenho, a segurança e a sustentabilidade das fábricas e empresas associadas.
As publicações técnicas também estarão no estande, incluindo esta edição 35 da Revista Industrializar em Concreto e as demais edições, e as obras lançadas no ano passado: Coletânea de Obras Brasileiras Pré-Fabricados em Concreto – Edifícios Altos, que apresenta o estado da arte da pré-fabricação em concreto no Brasil, desde edifícios de múltiplos pavimentos até os mais altos, e a tradução para o português do Boletim 101: Concreto Pré-Moldado em Edifícios Altos, da International Federation for Structural Concrete (fib), que é uma referência internacional sobre a aplicação de pré-fabricação em concreto em edifícios de grande altura.
Outro destaque será a realização do Seminário “Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade na indústria do concreto pré-fabricado”, no dia 20 de agosto, a partir das 14h, cujo propósito é debater temas que contribuam com o contínuo avanço e desenvolvimento da indústria.
“É uma oportunidade de ampliar o conhecimento sobre a importância da pré-fabricação para o projeto arquitetônico e para a sustentabilidade e sobre novas tecnologias na área do concreto para reduzir as emissões de carbono. Além disso, o público terá informações atualizadas sobre as ações promovidas pela Abcic e pelo setor para contribuir com a mitigação das mudanças climáticas”, explica a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, coordenadora do Seminário.
A programação será aberta por Felipe Cassol, presidente do Conselho Estratégico da Abcic, e por Bruno Dias, conselheiro da Abcic e coordenador do GT Sustentabilidade. Na sequência, serão proferidas quatro apresentações, que contemplarão os temas do seminário.
O arquiteto Márcio Porto, diretor do escritório Sidônio Porto Arquitetos Associados e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ministra a primeira apresentação, mostrando a visão da arquitetura sobre inovação, tecnologia e sustentabilidade na pré-fabricação de concreto.
Logo após, o professor Ricardo Couceiro Bento, da PUC-Minas, apresentará aos participantes a tecnologia ultrassônica aplicada à produção de concreto, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono e os custos de produção.