Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 12 - dezembro de 2017

ACONTECE NO MUNDO

ABCIC é representada em distintos fóruns internacionais


À direita de Íria Doniak, Gabriel Santana (presidente da Anippac), e Jesus Felipe, diretor geral de serviços técnicos do SCT (secretaria de Comunicações e Transporte do México) durante a visita inaugural à área de exposição


Outros temas relevantes que Íria destaca na participação do congresso foram: a apresentação pelo engenheiro Farid Ibrahim sobre o conceito estrutural com uso de estruturas pré-fabricadas de concreto utilizados na obra sede da Apple, na Califórnia, cuja estrutura e painéis foram produzidas pela Clark Pacific, mesma empresa visitada pela missão Abcic apoiada pelo PCI (Precast Concrete Institute) em 2012.  O complexo, cujo projeto foi do escritório de arquitetura Foster and Partners e a estrutura da ARUP, em seus quatro andares abrigará 14000 funcionários, possuirá também quatro andares e dois subsolos de estacionamento e um restaurante, que comporta 4000 pessoas. “Além dos detalhes de produção e projeto apresentados, chamou atenção o fato de que os procedimento da empresa que executou os pré-fabricados já na produção incorporam todos os desenhos em BIM  e este ter sido um dos fatores também  levados em consideração pelo contratante  para a definição pela Clark Pacific”, comentou Íria. “O BIM foi utilizado em toda a sua dimensão, integrado com o estudo de viabilidade em todos os seus “D”, finaliza.
Além desta palestra magistral, segundo Íria, mesas redondas sobre importantes temas formam alvo do evento: viadutos elevados a solução para os grandes centros, a eficiência arquitetônica e estrutural do sistema em edifícios comerciais, o uso do BIM e o uso de painéis de fachada. “O México é altamente especializado na produção de painéis de fachada e inclusive exporta para os Estados Unidos o produto”, diz.
Íria ainda ressalta que claramente na explanação do engenheiro Jesus Felipe Verdugo, que dirige os serviços técnicos da administração pública de infraestrutura viária local, a SCT, já não é mais concebível que se utilize outro sistema construtivo que não a pré-fabricação em concreto para a execução de viadutos especialmente nas cidades.
“Foi importantíssimo a luz de uma realidade muito parecida com a nossa, avaliar os pontos fortes e fracos do nosso sistema que ainda carecem de desenvolvimento e excetuando-se  a questão dos sismos e tributária que são particulares, os demais desafios  para o desenvolvimento do uso da tecnologia, como avanço nas universidades, aspectos culturais, entre outros, são os mesmos. Estamos no caminho certo com o Selo de Excelência e mantendo a normalização em dia. Além desses aspectos, o networking promovido e indiscutivelmente a riqueza dos debates promovidos nas mesas redondas e palestras formam um legado importante de ideias a serem desenvolvidas e trazidas para os nossos eventos no Brasil”, destaca Íria.


Da esquerda para direita: Marcelo Cuadrado (Diretor Técnico da Abcic); David Fernandez-Ordoñez (Secretário Geral da fib); Marcelo de Araújo Ferreira (NETPRE-UFSCar) e Stef Maas (Coordenador do Comitê Técnico de Pré-fabricação da fib-COM06)


A presidente executiva da Abcic enfatizou o encontro com fornecedores associados da Abcic, como a Weiler e a Bianchi, que estavam expondo no evento e ficaram felizes com a participação da entidade no evento, pois eles têm interesse na América Latina e avaliaram ser importante que Abcic também esteja conectada com este contexto, assim como a Industrializar em Concreto já havia levantado na matéria de capa desta edição (página 13).


Participação na Europa 
Em data coincidente com os eventos realizado no México, a Abcic manteve a sua participação nas reuniões da Comissão 6 da fib. Para Íria, especialmente neste momento em que está se concluindo a edição revisada e atualizada do Boletim de Lajes Alveolares, é de fundamental importância estar presente e para a revisão da norma do produto no Brasil já encaminhada pela Abcic a superintendência do CB-18, Comitê Brasileiro de Concreto, Cimento e Agregados no âmbito da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).   
A representação foi realizada pelo professor Marcelo de Araújo Ferreira (NETPRÉ – UFSCar) e pelo diretor Técnico da Abcic, o engenheiro Marcelo Cuadrado, que deverá intensificar sua participação neste trabalho. "A ABCIC contribuiu com a experiência e conhecimento acumulados no Brasil por pesquisas acadêmicas, aplicações em obras, desenvolvimentos realizados nas industrias, experiência dos projetistas e inovações de controle, como os abordados no Selo de Excelência da ABCIC", disse Cuadrado. "Os grupos de trabalho reúnem profissionais de todo o mundo promovendo importantes debates possibilitando compilar muito conteúdo técnico que refletem o estado da arte de cada tema. O resultado do trabalho realizado pelos grupos é a publicação de Boletins Técnicos que possibilitam o acesso aos trabalhos pela comunidade técnica mundial", complementa. O manual de lajes alveolares é coordenado por Stef Maas, que também está à frente da C6.
Antes da reunião, foi promovido o seminário Técnico da IPHA, que teve o objetivo de promover um curso técnico para disseminação das principais recomendações de projeto e de produção para lajes alveolares protendidas, segundo o novo manual técnico que se encontra em fase final de elaboração pela Commission FIB-COM06. O seminário contou com cerca de 130 participantes provenientes de 25 países, com 12 palestrantes convidados entre representantes de universidades e centros de pesquisa, bem como de profissionais que atuam em projeto e em P&D na indústria de pré-fabricados na Europa O professor Marcelo Ferreira foi o único palestrante não europeu no evento e abordou o tema “Distribuição de Cargas Transversais”, com a apresentação de exemplo de aplicação de cálculo com base na nova publicação da FIB-COM06 (draft version 2017) e EN1168:2011.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!