ABCIC EM AÇÃO
Felipe Cassol é reeleito presidente do Conselho e a engenheira Íria Doniak permanece como presidente executiva da entidade
Os associados da Abcic elegeram no dia 18 de abril, durante Assembleia Geral Ordinária, o Conselho Estratégico para o biênio 2024/2026. Felipe Cassol, CEO da Cassol Pré-Fabricados, foi reeleito como presidente do Conselho, assim como João Carlos Leonardi, diretor comercial da Leonardi Construção Industrializada, continua a ser o vice-presidente.
Cassol agradeceu pela oportunidade de estar nesta posição e dar sequência ao trabalho realizado em sua primeira gestão, que foi marcada pelo lançamento do Planejamento Estratégico da Abcic 2023-2027, além de ter iniciado as ações voltadas aos cinco pilares: a valorização dos associados e da associação, a sustentabilidade, a estruturação do setor para atender as demandas por edifícios altos, o desenvolvimento de um portal de serviços de conteúdo, e a estrutura da Abcic.
De acordo com Cassol, todas as iniciativas realizadas em sua primeira gestão estão alinhadas ao momento atual vivenciado pela industrialização e pela construção off site, que estão sendo evidenciadas por entidades setoriais, construtoras, incorporadoras, projetistas de estruturas, arquitetos, e por representantes do poder público. “Elas são determinantes para o desenvolvimento sustentável da construção civil no Brasil, especialmente, pelos diversos desafios enfrentados pelo setor, como a neutralidade de carbono, maior produtividade, escassez de mão de obra, maior rentabilidade e previsibilidade de custos”.
Ele ressaltou também a importância da atuação da Abcic em diversas frentes, desde as relações com instituições parceiras para modernização, desburocratização, digitalização e industrialização da construção, além da realização de iniciativas próprias com o intuito de impulsionar o setor de pré-fabricados de concreto para um número maior de segmentos, incluindo o mercado imobiliário, valorizando seus associados por meio dos projetos divulgados em diversos contextos, corroborando para a disseminação de conteúdo técnico relevante para públicos de interesse, e trabalhando para que o setor contribua para a neutralidade de carbono da construção, bem como do Brasil.
O presidente do Conselho Estratégico da Abcic trouxe, por fim, um panorama positivo para a próxima gestão, uma vez que a industrialização deve ganhar ainda mais espaço nos próximos anos, em meio às demandas de mercado, de investidores e da sociedade por mais sustentabilidade e produtividade.
A engenheira Íria Doniak, que seguirá como presidente executiva da Abcic, coordenou os trabalhos da Assembleia, juntamente com a advogada Juliana Castro Pastor, assessora jurídica, reforçando o caráter nacional da entidade e o papel do Conselho Estratégico, cujas ações estão voltadas para o desenvolvimento sustentável do setor. “Vamos continuar atuando de forma a disseminar os benefícios e a importância a construção industrializada de concreto para o país, por ser um sistema construtivo que atende a todas as demandas atuais da sociedade e contribui para a construção superar os desafios vivenciados no contexto atual. O trabalho junto às entidades setoriais, instituições governamentais, institutos econômicos e de pesquisa e academia tem sito profícuo à nossa indústria, uma vez que percebemos uma maior conscientização e estímulo à aplicação dos sistemas construtivos industrializados”.
A gestão atual conta ainda com os conselheiros eleitos: Antonoaldo Trancoso das Neves (Tranenge); Bruno Simões Dias (Precon); Giovani Milanese (Milanesi); Nivaldo de Loyola Richter (BPM); Paulo Roberto Sampaio (Legran); Ricardo Panham (Protendit); e Vitor Almeida (T&A). Conforme estatuto da Abcic, os ex-presidentes, que recebem o título de Presidentes Honorários, continuam a ser membros do Conselho Estratégico. São eles: Milton Moreira Filho, Carlos Alberto Gennari, André Pagliaro, José Antonio Tessari e Guilherme Fiorese Philippi. Também foi eleito o Conselho Fiscal da entidade, composto por membros efetivos e membros suplentes,