Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 34 - abril de 2025

ABCIC EM AÇÃO

Abcic inicia processo para obter as Declarações Ambientais de Produto na área de pré-fabricados de concreto

A iniciativa, que está ligada ao pilar Sustentabilidade do Planejamento Estratégico, terá o apoio da empresa de consultora espanhola Abaleo, que foi responsável pelas DAPs do setor de pré-fabricados de concreto naquele país

Uma pesquisa da empresa de consultoria alemã Brands & Value indicou que 85% dos respondentes estavam satisfeitos com as DAPs e que entre os benefícios obtidos estavam: coleta de dados para fins internos, melhoria do conhecimento interno sobre os impactos ambientais dos produtos e cumprimento dos requisitos legais para comunicação pública.

“As Declarações Ambientais de Produtos (DAPs) fornecem informações ambientais confiáveis, relevantes, transparentes, comparáveis e verificadas que destacam produtos com menor pegada ambiental. As DAPs são uma fonte de informações baseadas em dados, fornecendo informações valiosas para melhorar os processos de fabricação, permitindo identificar pontos críticos que exigem ações para reduzir os impactos ambientais para que as oportunidades de melhoria possam ser efetivamente abordadas”, afirma José Luis Canga Cabañes, diretor técnico da Abaleo, com experiência de mais de 40 anos na área de sustentabilidade e meio ambiente.

A sustentabilidade, na avaliação de Canga, já é um valor agregado e um fator competitivo para muitas empresas de todos os setores ao redor do mundo. “Cada vez mais empresas estão usando a sustentabilidade como argumento de venda para seus produtos, oferecendo produtos com menor impacto ambiental. Por isso, sustentabilidade é sinônimo de melhor reputação empresarial”, explica.

Especificamente sobre a área de construção, ele analisa que os fabricantes de materiais precisam demonstrar a sustentabilidade de seus produtos, devido os pedidos dos clientes, o que torna cada vez mais comum que uma DAP seja exigida em um grande projeto. 

“As DAPs permitem destacar os benefícios ambientais dos produtos. Os produtos pré-moldados de concreto, ao longo de todo o seu ciclo de vida, apresentam menores impactos ambientais, graças a sua construção industrializada, que é mais eficiente no consumo de recursos e gera menos resíduos; sua durabilidade e maior vida útil; a maior eficiência energética dos edifícios construídos com materiais adequados; a possibilidade de reutilizá-los e sua reciclabilidade ao final de sua vida útil”, exemplifica Canga, que é engenheiro florestal pela Universidade Politécnica de Madrid e Mestre em Administração de Empresas  pela Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha.

O contrato com a Abaleo foi firmado em reunião realizada pela engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, no dia 17 de março em Madri, com a presença de José Luís e Maria Termigoni, que integra a equipe e é brasileira, tendo atuado previamente com o tema da sustentabilidade na Argentina. 

Como referência para o trabalho a ser desenvolvido, está o que foi desenvolvido pela Andece (Asociación Nacional de la Industria del Prefabricado de Hormigón), que tem a liderança técnica do diretor Alejandro López Vidal, que por ocasião da sua participação no seminário do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON) organizado pela Abcic, durante o Congresso realizado em 2022 em Florianópolis, também visitou a indústria brasileira, participou de sua reunião com Conselho da Abcic e também com outras entidades e organizações no país e muito auxiliou à Abcic nesta jornada.

Para a estrutura que conduzirá o trabalho, a Abcic também contará com a consultora, Anne Elize Puppi Stanislawczuk, que terá a responsabilidade executiva pelo projeto, sob a coordenação técnica de Íria Doniak. “A Abcic, em conjunto com a Abaleo, trabalhará com médias, buscando analisar e compreender os dados de impacto ambiental de cinco famílias de produtos de concreto industrializado, em diferentes regiões do país, avaliando, inclusive, os impactos relacionados ao transporte das estruturas até as obras – fase A4 do ciclo de vida do produto. A logística é um importante fator de impacto a ser considerado em nosso país e esta análise será pioneira para tais produtos”, explica Anne.   

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!