ABCIC EM AÇÃO
A iniciativa, que está ligada ao pilar Sustentabilidade do Planejamento Estratégico, terá o apoio da empresa de consultora espanhola Abaleo, que foi responsável pelas DAPs do setor de pré-fabricados de concreto naquele país
A Taxonomia Sustentável Brasileira deverá ser lançada ainda este ano, como um dos atos relevantes para a COP-30, a ser realizada em Belém do Pará. Trata-se de um instrumento que disponibiliza parâmetros específicos para avaliar se uma atividade contribui para a sustentabilidade e/ou para a transição para uma economia sustentável. Entre os principais objetivos estão: mobilizar e orientar o financiamento e os investimentos públicos e privados para atividades econômicas com impactos ambientais, climáticos e sociais positivos; promover o adensamento tecnológico; e criar bases para produção de informações com elevado grau de transparência e confiabilidade.
“A indústria de transformação e o setor de construção civil estão entre os setores contemplados já na primeira versão do instrumento e pleiteia-se que as DAPs, objeto do projeto, sirvam como base de dados válidos para a avaliação de critérios de sustentabilidade ambiental. Portanto, a iniciativa da Abcic une o atendimento de uma demanda da própria sociedade sobre a avaliação do impacto ambiental dos produtos oriundos da construção industrializada, através do estabelecimento de uma base de dados confiável, com a oportunidade de trazer fomento relevante ao setor”, conclui Anne.
Todos esses temas, com a presença e palestra de José Luís Canga, serão objeto do seminário que a Abcic irá realizar no Concrete Show no dia 20 de agosto, com o tema “Concretos Especiais e Descarbonização”.