Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 26 - setembro de 2022

ABCIC EM AÇÃO

Abcic Networking X retoma a realização de eventos presenciais da entidade

Com as palestras do engenheiro Fabio de Melo Leonel, coordenador de Assistência Técnica da LafargeHolcim e de Hermano Pinto, diretor do Portfólio de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, o tradicional evento da Abcic teve ainda o primeiro pronunciamento do novo presidente do Conselho Estratégico, Felipe Cassol


Consenho e diretoria da Abcic com os palestrantes do evento

 

Composto por sensores,  sistema emborrachado, gravador de dados, conector de termopares, o I-Concrete pode se conectar por rádio, cabo de internet ou rede celular. As informações são direcionadas para o portal do sistema que permitem o monitoramento em tempo real do comportamento da temperatura e da resistência do concreto. Com isso, segundo Leonel, acelera-se a tomada de decisão para liberação das pistas concretadas. O sistema permite ainda liberar a pista de forma remota  e registrar todo o processo para auditorias e análises. 


A tecnologia I-Concrete é apresentada aos participantes do Abcic Networking

Concrete Show
Durante o Abcic Networking X, Hermano Pinto, diretor do Portfólio de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, mostrou as novidades da edição 2022 da Concrete Show, que aconteceu presencialmente no São Paulo Expo, entre os dias 9 e 11 de agosto, e comentou sobre os sinais positivos do mercado da construção e sobre novas demandas do setor, que estão no escopo da feira, como a ampliação da construção industrializada e da construção modular, a modernização das ferramentas e metodologias construtivas, o maior uso do Building Information Modeling (BIM), a busca por maior sustentabilidade e redução de desperdício de materiais, a gestão otimizada de obras, maior eficiência energética e descarbonização, e o uso de novos materiais. 

Segundo o diretor da Informa Markets, a Concrete Show é um evento consolidado no mercado, que impulsiona o setor de cimento e concreto para construção, ao fornecer uma oportunidade para as empresas apresentarem suas soluções. Outro ponto tratado por ele foi a tendência de inovação do setor, com as construtechs e com grandes empresas trabalhando em novos segmentos tecnológicos, como os drones, que contribuem para o monitoramento e suporte da obra, realidade aumentada, internet das coisas, impressão 3D, big data e robôs construtores.

Nesta edição, a feira trouxe um conteúdo técnico altamente qualificado, a possibilidade de realizar negócios e networking. Foram mais de 350 marcas expositoras e mais de 200 horas de conteúdo. “O mercado estava ansioso para se reencontrar”, enfatizou Pinto. 

Fernando D’Ascola, gerente de Produto da Informa Markets, fez uma rápida introdução e agradeceu a parceria com a ABCIC, que realizou seu tradicional seminário no dia 11 de agosto, com o tema “Avanços e Viabilidade da Pré-fabricação em Concreto na América Latina". (Vide matéria na página 22).

Após as apresentações, houve um debate mediado por Íria Doniak e a demonstração para os participantes do funcionamento do I-Concrete. 
O Abcic Networking X contou com o patrocínio da Concrete Show e da LafargeHolcim.

Associados, Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, e equipe da LafargeHolcim, 
patrocinadora do evento  

 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!