ABCIC EM AÇÃO
Com a palestra de Hermano Pinto, diretor do Portfólio de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, o tradicional evento da Abcic reuniu associados e convidados e trouxe informações sobre as atividades oriundas do Planejamento Estratégico 2022
Íria complementou o discurso de Cassol, enfatizando que o alinhamento da estrutura executiva está sendo coordenado por ela e que será fundamental para o futuro da Abcic. Sobre edifícios altos, avaliou que eles estão ganhando cada vez mais altura. “Precisamos difundir esse mercado junto às incorporadoras e a outros segmentos que iniciam na pré-fabricação, provendo informações técnicas e precisas”.
A macroestratégia Valorização dos Associados e da Associação é coordenada por Vitor Almeida, diretor da T&A Pré-Fabricados. O pilar Desenvolver um Portal de Serviços de Conteúdo está sendo coordenado por Luiz Otávio Baggio Livi, membro do Conselho Estratégico da Abcic e diretor de Engenharia da Pré-Infra Pré-Moldados. João Carlos Leonardi, vice-presidente do Conselho Estratégico da ABCIC e diretor comercial da Leonardi, é o coordenador da macroestratégia Estruturar o Setor de Construção Pré-fabricada de Concreto para os Edifícios Altos, enquanto Bruno Simões Dias, membro do Conselho Estratégico da Abcic e presidente da Precon Sistemas Construtivos coordena o pilar Adequar para a Sustentabilidade.
“Hoje estamos trabalhando um arcabouço de ações, nos debruçando sobre roadmaps e diretrizes. Os grupos de trabalho estão sendo estruturados e todos os associados terão a oportunidade de atuar nessas interfaces, para contribuir com o desenvolvimento dessas macroestratégias”, afirmou Íria. Especificamente sobre sustentabilidade, lembrou que a Abcic participa do Comitê Técnico de Sustentabilidade do Concreto do IBRACON (CT 101 do IBRACON). “Sabemos que cada vez mais será preciso concretos de maior qualidade, com menos volume, maior proteção e tecnologia, a fim de atingir as metas ousadas de descarbonização até a neutralidade das emissões”.
Felipe Cassol, presidente do Conselho Estratégico da Abcic, Hermano Pinto, da Informa Markets, Íria Doniak, presidente executiva da Abcic e Vitor Almeida, diretor da T&A Pré-Fabricados e coordenador da macroestratégia Valorização dos Associados e da Associação
Concrete Show
Antes de trazer as novidades da edição 2023 do Concrete Show, realizada de 8 a 10 de agosto no São Paulo Expo, Hermano Pinto comentou sobre a edição 28 de revista Industrializar em Concreto, cuja capa destacou as obras de galpões logísticas realizadas com o pré-fabricado de concreto. “Acabamos de realizar a Intermodal, evento de logística e transporte, e tratamos de armazéns inteligentes, um tema que tem crescido pelas questões intermodalidade, comodalidade e sincromodalidade e que passa pelos sistemas construtivos e de automação”, disse.
Ele também enfatizou a importância da tecnologia, que tem permeando toda a transformação digital da economia; da energia, que é um insumo básico e que está em pauta pelas questões de eficiência e transição energética. Já a construção é um elemento comum, porque, em sua visão, tudo é construído. “A industrialização faz todo o sentido quando se trata de galpões, datacenter, energia eólica”.
Sobre o Concrete Show, o diretor da Informa Markets ressaltou que a feira é uma plataforma de negócios completa para a área da construção, aproximando parceiros, desenvolvendo soluções, reforçando o papel da engenharia e atraindo jovens, para que os engenheiros formados continuem na engenharia. Comentou sobre a Arena Construindo Conhecimento, espaço voltado para profissionais da área da construção e que apresenta conteúdo de referência para o setor. “Nesse local estão as grandes tendências, o olhar para o futuro da arquitetura e engenharia”. Já a Arena 120 Ideias também traz conteúdos importantes para a construção. (Vide matéria sobre o Concrete Show na página 20)