ABCIC EM AÇÃO
Encontro de relacionamento e conhecimento trouxe os dados da Sondagem do Setor de Pré-Fabricados de Concreto e os resultados do 1º Modern Construction Show, que confirmou próxima edição entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro de 2026, no Distrito Anhembi
O presidente do Conselho Estratégico da Abcic refletiu ainda sobre a importância de os empresários olharem para dentro de suas empresas neste ano. “Não é um ano de grandes investimentos e, sim, para buscar a redução de custos fixos, mas com atenção para o mercado, que exige mais digitalização e sustentabilidade”, explicou.
Pelo fato da construção industrializada ser uma realidade, em um próximo ciclo de queda de juros, Cassol salientou que o setor tem o potencial de ser a resposta impulsionadora da economia nacional. Por isso, ratificou que o momento é apropriado para organizar as indústrias. “Olhando para dentro vamos encontrar as soluções para nossa empresas”, finalizou.
A primeira palestra foi proferida por Renato Cordeiro, head de Produtos da Francal, que trouxe os resultados positivos do Modern Construction Show, realizado de 1 a 3 de outubro de 2024. Foram 2600 visitantes, 40 expositores, 65 speakers e mais de 200 horas de conteúdo, com mais de 100 milhões de pessoas impactadas nas campanhas de marketing.
O evento tem como idealizadores a Abcic, Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT) e Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), e como realizadora a Francal, organizadora de feiras e eventos.
Renato Cordeiro (Francal): “A Francal não entrou para fazer um evento, mas para aprender e para contribuir no desenvolvimento da construção industrializada no país”
“A Abcic teve um papel fundamental para a realização antes e durante o evento. O Seminário promovido pela entidade lotou a Arena Sistemas, que foi palco ainda de palestras de representantes do governo e de temas fundamentais para a construção industrializada”, ressaltou Cordeiro. Na Arena Inspiração, um dos destaques foi o Seminário da Associação Regional dos Escritórios de Arquitetura de São Paulo (AsBEA-SP), que contou com a palestra da engenheira Íria Doniak sobre a construção industrializada de concreto
Uma iniciativa recordada por Cordeiro foi a Sondagem da Construção em Sistemas Industrializados, primeira radiografia do setor da construção industrializada no Brasil, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) e encomendada pelo Modern Construction. A pesquisa com 510 empresas de todas as unidades da Federação, dos setores de edificações (residenciais e não residenciais), infraestrutura e serviços especializados reiterou que a industrialização tem potencial de crescer em todo o país.
“A Francal não entrou para fazer um evento, mas para aprender e para contribuir no desenvolvimento da construção industrializada no país, por isso não hesitamos em apoiar e em encomendar a pesquisa, que é um material muito rico e que deve ser revisto, atualizado e ampliado em 2026, ano em que promoveremos a segunda edição da feira”, adiantou Cordeiro.
Em sua palestra, ele ressaltou a importância do setor de pré-fabricados de concreto na feira, a participação de construtoras, incorporadoras, escritórios de projeto, de consultoria e de arquitetura, contratantes de obras, universidades, organismos de normalização e certificação, além de órgãos públicos e secretarias das três esferas de governo.
O perfil dos visitantes foi formado por CEOs, presidentes, gerentes e diretores comerciais de empresas, administradores, projetistas de estruturas, técnicos de edificações, arquitetos, professores e pesquisadores o que evidenciou o elevado interesse pela industrialização da construção civil por um público altamente qualificado tanto no âmbito público quanto privado.
Os participantes do Abcic Networking XVIII também puderam conhecer a proposta da segunda edição do Modern Construction Show. Será de 29 de setembro a 1 de outubro de 2026, no Distrito Anhembi, e a planta da feira. “O que garante o sucesso de um expositor é trabalhar antes, durante e depois do evento. Não é o tamanho do estande. Gostaríamos de convidar novamente o setor de pré-fabricado de concreto a estar presente”, concluiu Cordeiro.