Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 12 - dezembro de 2017

DE OLHO NO SETOR

Abcic participa ativamente do Congresso Brasileiro do Concreto

Entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro, a cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, recebeu o 59º Congresso Brasileiro do Concreto, que contou com a participação ativa da Abcic. Na ocasião, a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da entidade, recebeu o prêmio Gilberto Molinari.

Íria recebe o prêmio Gilberto Molinari de Julio Timerman, presidente do Ibracon - Crédito da foto: Divulgação IBRACON


O prêmio entregue à Íria é uma homenagem e reconhecimento aos serviços prestados ao Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto) ao longo de sua carreira profissional. Íria também atuou como diretora de cursos e de marketing da instituição por seis anos, é membro do Comitê Editorial da Revista CONCRETO & Construções  e representa a Abcic no Conselho Diretor.
“Essa homenagem é muito especial, pois ressalta a importância de atuar em diferentes contextos e criar ações distintas para a evolução da engenharia em concreto no Brasil. Comecei a participar do Ibracon ainda como estudante. O trabalho institucional voluntário requer dedicação e muita responsabilidade. Mais ainda diante dos homenageados que me antecedem neste prêmio”, disse Íria.


Reunião de instalação do Comitê 304 contou com a presença de vinte e dois profissionais


O primeiro prêmio Gilberto Molinari foi entregue em 1978, aos engenheiros Osmar dos Santos Prata e Aldo Valério Montresor. Também receberam a premiação os engenheiros José Zamarion Ferreira Diniz, Paulo Helene, Inês Laranjeira da Silva Battagin, entre outros. Molinari foi o primeiro presidente do Ibracon e dedicou sua vida profissional ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT). 


Comitê Técnico Ibracon/Abcic
No Congresso Brasileiro do Concreto, aconteceu a instalação do CT 304 – Comitê Técnico IBRACON/ABCIC de Pré-Fabricados, por meio de uma reunião realizada no dia 1º de novembro. Participaram vinte e dois profissionais, entre os quais estavam representantes da indústria da pré-fabricação em concreto, de empresas de projeto estrutural, da academia, de produtores de insumos para a fabricação dos elementos pré-fabricados de concreto e de entidades, como ABCIC, ABECE e IBRACON.
Segundo Íria, entre os temas apontados como prioridades para os trabalhos do Comitê, o destaque é a elaboração de práticas recomendadas para detalhar os aspectos das recentes normas técnicas publicadas pela ABNT e o desenvolvimento de texto-base para a normalização de elementos pré-fabricados destinados à construção de torres eólicas. “O primeiro trabalho será o desenvolvimento de uma Prática Recomendada sobre a ABNT NBR 9062:2017 (Projeto e Execução de Estruturas Pré-Moldadas de Concreto), que será desenvolvida por meio de uma parceria entre ABCIC, IBRACON e ABECE”, disse.  


Pré-fabricado de concreto foi o sistema adotado para construção da adega da Casa Valduga 


Durante o Congresso, também foi promovida a visita à Casa Valduga, cuja adega foi construída em duas etapas com estruturas pré-fabricadas de concreto – a primeira nos anos 80 e posteriormente a ampliação na década de 90 – e que se encontra em perfeito estado de conservação, com solução arquitetônica  e estrutural que privilegiou a beleza do concreto com material cerâmico. 
A visita contou com a participação de Jefferson de Souza Dias, presidente da Abece, e demais projetistas de estruturas de concreto ligados à pré-fabricação em concreto. “Foi uma grande oportunidade de promovermos ainda mais nossa integração com a ABECE, além de desfrutar da degustação de ótimos vinhos. A solução em pré-fabricados de concreto e tão versátil que nos surpreende  nos momentos mais inusitados”, complementou Íria .

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!