ACONTECE NO MUNDO
Relato de Íria Doniak, presidente-executiva da Abcic, sobre a programação, que contemplou a visita a cinco países e a sete fábricas de estruturas e painéis pré-fabricados de concreto
Kaare não somente recebeu todo nosso grupo na Dinamarca, como auxiliou a planejar os roteiros, visando uma maior produtividade da viagem. Ele auxiliou na escolha das fábricas que poderiam nos receber, analisou as que melhor agregariam valor ao nosso desenvolvimento no Brasil, uma vez que já havia nos visitado, fez uma palestra no escritório da Ramboll, dando ênfase ao uso do BIM, e posteriormente nos levou a uma obra, apresentando cada detalhe, que nos deu uma incrível visão sistêmica. Foi uma verdadeira aula, que nos fez entender alguns detalhes que vimos na produção perfeitamente integrados com o projeto e a execução. Terminamos com uma visita ao Bella Sky, onde jantamos e tivemos a oportunidade de aprofundar as discussões num ambiente completamente tranquilo e desprovido de qualquer interesse.
Já na Finlândia, construímos um programa em conjunto com a Tekla (hoje Trimble, mas que ainda mantém a marca), empresa de software que se associou à Abcic após um contato que foi realizado em 2011, quando a reunião da C6 foi realizada em Helsinki. Naquela ocasião, a Tekla foi um dos patrocinadores da reunião da comissão, que foi coordenada por Arto Suikka, um dos membros. Logo após o meu retorno ao Brasil e pela oportunidade de apresentar a Abcic a um dos diretores, a Tekla se filiou. O programa solicitado a Tekla, e que foi cumprido na íntegra, compreendia uma visita a uma indústria local, onde pudéssemos ouvir o depoimento da área técnica sobre o uso do Tekla Structures, seguida por uma visita à produção e posterior apresentação das soluções da empresa, assim como de uma palestra do próprio Arto sobre a pré-fabricação na Finlândia. O Arto não pode nos atender, mas indicou outra pessoa extremamente relevante no contexto da C6 e que secretariou o grupo por um longo período, Olli Korander, que além de atuar na Finish Concrete Association, é renomado consultor da indústria há mais de 30 anos, com atuação no grupo Consolis.
Visita do Grupo a Parma/Consolis na Finlândia
Ao final da programação, Olli apresentou a história do desenvolvimento da pré-fabricação na Finlândia e quais as lições aprendidas e as tendências futuras. Em relação às tendências, a ênfase foi dada na tecnologia do concreto e uso de concretos de alta performance para reduzir o peso dos elementos, assim como sobre a utilização da ferramenta BIM, coincidindo com o que destacamos em nosso planejamento estratégico, recentemente elaborado em conjunto com os associados.
Na visita a Parma, a primeira indústria do Grupo Consolis, além de vermos a aplicação do BIM, foi dada ênfase ao fato de que o BIM não é apenas uma ferramenta de projeto, mas também de cronograma (4D), de orçamento (5D), de sustentabilidade/análise de eficiência energética (6D) e de gerenciamento (7D). A filosofia Consolis tem se baseado no fato de que, embora o concreto seja um dos mais sustentáveis materiais de construção disponíveis e estar no coração da indústria da construção, tem que se trabalhar constantemente em inovação e o melhor uso deste material, buscando soluções industrializadas, agregando cada vez mais desempenho e minimizando os custos. Não somente oferecendo soluções que rapidamente encontre as necessidades do mercado, mas se antecipando a requisitos futuros. O grupo Consolis é líder europeu em obras públicas e de infraestrutura e especializado em projeto e produção de soluções de concreto de alta performance, o que naturalmente engloba a pré-fabricação. Possui hoje em torno de 10.000 empregados com atuação em 30 países, principalmente na Europa. Trata-se de um grupo que em 2014 gerou € 1.3 bilhão em vendas.
Workshop na Tekla, Kaare Dahl discorre sobre novo projeto em Copenhagem e na Holanda Ronald Klein ministra palestra sobre lajes alveolares