Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 15 - dezembro de 2018

ACONTECE NO MUNDO

Abcic tem participação ativa nos principais eventos internacionais

Confira depoimento da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, sobre as atividades internacionais ligadas à área de concreto e pré-fabricação de concreto

Delegação brasileira com Tor Ole Olsen, presidente eleito 2019-2020, Congresso da fib 

Neste ano, no âmbito internacional, merece destaque a nossa participação no 5th International fib Structural Concrete Congress, realizado em Melbourne, na Austrália, de 7 a 11 de outubro. Três palavras formaram o título principal “Better, Smarter, Stronger”, uma simples forma de resumir que de fato o concreto se torna cada vez mais inteligente como material, projeto e nas suas formas de aplicação – mais forte não em termos de resistência, mas como material que vem se desenvolvendo cada vez mais e utilizado em diferentes aplicações e, com isto, cada vez melhor.  O Congresso acontece a cada quatro anos e é intercalado pelos simpósios. O próximo simpósio se realizará em Cracóvia, na Polônia, em maio de 2019.
O último Congresso da fib recebeu de cerca de 700 membros de delegações vindos dos mais de 40 países integrantes da federação e, durante a programação, mais de 400 artigos foram apresentados. As principais palestras técnicas incluíram debates sobre materiais alcalinos incorporados ao concreto e um novo modelo de análise que usa diferentes tipos de escalas para medir aspectos do comportamento físico do concreto. Também merece destaque a palestra sobre os edifícios mais altos construídos até agora, focada na questão estrutural e, inclusive, econômicos e sociais desse tipo de empreendimento e a que abordou os avanços tecnológicos do setor nos últimos anos, como novos materiais, sensores e ferramentas de análise.

Íria Doniak, com o presidente do Júri Outstanding Structures Award, Harald Muller (Alemanha) e Akio Kasuga (vice-presidente eleito da fib)

Tive a oportunidade de integrar o júri de dois importantes trabalhos que envolviam o evento: a escolha do melhor artigo publicado no congresso e o “Outstanding Award”, que premia estruturas de concreto excepcionais em distintas categorias. Foram atividades que me fizeram mergulhar de forma mais intensa ainda no universo do concreto e, especialmente, crescer profissionalmente, vendo quanto ainda podemos fazer a diferença com a Abcic e quantos desafios ainda temos no que tange o avanço tecnológico. 

Participar desses trabalhos exige atenção e dedicação, bem como muita concentração, que só é possível realizar quando tudo para – nas madrugadas e o silêncio nos permite ler um artigo com atenção e analisar detalhes de uma obra inscrita. Mas, com segurança, posso dizer que de fato é dando que se recebe, e é preciso sempre caminhar uma milha a mais. O concreto é apaixonante porque cada vez se pesquisa mais, se desenvolve mais, avança mais e traz soluções cada vez mais consistentes e inusitadas.
Durante os dias de congresso também tivemos – aqui no plural, pois éramos mais brasileiros: professores Fernando Stucchi, Mounir Khalil El Debs e Ana Lúcia El Debs e engenheiro Rui Oyamada – uma oportunidade ímpar de conviver com experts do mundo inteiro, esclarecer as nossas dúvidas, trocar experiências, e assistir à apresentação dos colegas aqui citados, pois o Brasil tem sua engenharia reconhecida e se faz presente também trazendo a sua contribuição.  

Palestra do professor Fernando Stucchi no Congresso

No final de semana que antecedeu ao congresso, tivemos a Assembleia Geral que elegeu o novo Presidente da fib, Tor Ole Olsen, da Noruega e Vice-Presidente Akio Kasuga, do Japão que nos receberá em Tóquio, na nossa próxima missão internacional Abcic (ver agenda na página 78). 
Entre outras importantes atividades, gostaria de destacar as visitas realizadas com o Conselho Técnico, na empresa Hickory – Building Innovation. Convido nossos leitores a acessarem o site www.hickory.au e assistirem os vídeos da empresa no youtube. Trata-se efetivamente de um sistema inovador em que os pavimentos são integralmente produzido na indústria e ligados na obra por sistemas de protensão, além disso oferecem um sistema monobloco especialmente para banheiros cada vez mais integrados com as instalações, o que vem sendo alvo da indústria de pré-fabricados nos Estados Unidos, que quer cada vez mais oferecer soluções realmente prontas aos construtores. Todos os objetivos que foram alcançados ou estão sendo buscados pelos mercados internacionais de pré-fabricado de concreto também estão contemplados em nosso planejamento estratégico, elaborado em 2015.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!