GIRO RÁPIDO
George Magalhães Maranhão recebe Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2014, na categoria Construção Industrializada em Concreto, pelo projeto Estaleiro Enseada do Paraguaçu, que está sendo executado em Maragogipe, na Bahia. A premiação é uma iniciativa da ABECE e da Gerdau e, nesta edição, recebeu 334 projetos, um número recorde de inscritos.
A Abece – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural tem um novo presidente. O engenheiro Augusto Guimarães Pedreira de Freitas tomou posse no dia 31 de outubro, durante a realização do 17º ENECE - Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, em São Paulo.
Eleito para o biênio 2014-2016, Freitas, ex-vice-presidente de Relacionamento, assume a entidade, no ano em que ela completa 20 anos de atividades. Formado em Engenharia Civil pela EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), foi responsável pelo desenvolvimento de projetos da Indústria de Pré-Moldados Tangram, de 1988 a 1992. Possuiu especialização em vários cursos de extensão na área de projeto estrutural de concreto armado e protendido, alvenaria estrutural e garantia de qualidade.
Na ocasião, também foi empossada a nova diretoria, composta por Jefferson Dias de Souza Junior (vice-presidente de Relacionamento), Ricardo Leopoldo e Silva França (vice-presidente de Tecnologia e Qualidade), José Luiz V.C.Varela (vice-presidente de Marketing), e Roberto Dias Leme (diretor Administrativo-Financeiro). A ex-presidente Suely Bacchereti Bueno passa a fazer parte do Conselho Deliberativo e torna-se suplente da diretoria.
ENECE
O 17ª ENECE teve como tema 6118 - Esses números não bastam para o seu projeto - A influência de outras normas em um projeto estrutural e contou com a participação de cerca de 280 participantes. A cerimônia de abertura teve a presença de importantes representantes de entidades da área da construção, como engenheira Iria Licia Oliva Doniak, presidente executiva da Abcic.
As palestras técnicas tiveram a participação de especialistas, que abordaram assuntos ligados à fundação, pré-moldados, biela tirante, norma de desempenho, estruturas metálicas e mistas. Os engenheiros Eduardo B. Millen e José Martins Laginha Neto apresentaram os critérios do projeto e detalhes executivos das estruturas pré-moldadas do Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, em Guarulhos/SP – terminal de passageiros (TPS3) e edifícios garagem (EDG1).
Para realizar a obra, as estruturas pré-fabricadas foram dimensionadas para uma resistência de 50 MPa e compostas de pilares cujo comprimento varia de 6 a 22 m. As peças de maior comprimento foram fornecidas em dois segmentos, o que facilitou o processo de transporte e montagem. As vigas têm de 9 a 18 m de comprimento e são protendidas. A protensão foi obtida em pista mediante o processo de pré-tensão. As lajes alveolares foram dimensionadas para suportar o peso de todos os equipamentos previstos, a movimentação de bagagens e a circulação de passageiros. O sistema de ligação entre pilares e vigas foi concebido nos moldes de uma estrutura pré-fabricada no canteiro e composto de elementos metálicos embutidos nas peças pré-fabricadas e soldados em seguida.
As obras fizeram parte dos projetos para ampliação do aeroporto e contaram com projeto de cálculo estrutural a cargo da empresa espanhola Engecorps, contratada pela Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. com respaldo dos escritórios nacionais GTP - Grupo Técnico de Projeto e Zamarion e Millen Consultores.
Foto Legenda:George Magalhães Maranhão recebe Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2014, na categoria Construção Industrializada em Concreto, pelo projeto Estaleiro Enseada do Paraguaçu, que está sendo executado em Maragogipe, na Bahia. A premiação é uma iniciativa da ABECE e da Gerdau e, nesta edição, recebeu 334 projetos, um número recorde de inscritos.