Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 10 - abril de 2017

ABCIC EM AÇÃO

ABNT publica normas do setor de pré-fabricado de concreto 

Em vigência desde o dia 15 de março, a nova norma de painéis de parede de concreto pré-moldado e a revisão da ABNT NBR 9062 fortalecem o uso do sistema na construção

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou no dia 15 de março duas importantes normas para a construção industrializada de concreto: a ABNT NBR 9062:2017 - Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado, que revisa a ABNT NBR 9062:2006, e a ABNT NBR 16475: 2017 - Painéis de parede de concreto pré-moldado - Requisitos e procedimentos.
Segundo Íria Doniak, presidente-executiva da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC), a entrada em vigor dessas duas normas representa uma conquista para o setor, contribuindo para a evolução tecnológica e fortalecendo, ainda mais, a aplicação do sistema no mercado da construção. “Foi um trabalho árduo, que somente foi possível, pelo empenho das empresas e dos profissionais associados que colaboram com informações relevantes, possibilitando a realização de estudos, a fim de que pudéssemos contribuir de forma mais efetiva nas sessões plenárias”, ressalta. “Também tivemos o importante apoio da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), da academia, e do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon)”, acrescenta.
Além de entidades do setor ligadas às estruturas pré-moldadas e a ABCIC, cabe destacar a contribuição dos profissionais da academia, em especial, o professor Marcelo de Araújo Ferreira, que tem se dedicado ao tema de ligações e, em conjunto com fabricantes, tem desenvolvido trabalhos importantes em escala real no NETPRÉ – Núcleo de Estudo e Tecnologia em Pré-moldados, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Professor Mounir Khalil El Debs, da Escola de Engenharia de São Carlos, que contribuiu Carlos Melo: Nossa proposta foi transformá-la em uma norma de fácil leitura, didática e de fácil interpretação. expressivamente com os aspectos relacionados aos blocos de fundação. “Ambos acompanharam integralmente o desenvolvimento dos trabalhos dando suas contribuições e transferindo os seus conhecimentos”, recorda Íria. 


Carlos Melo: Nossa proposta foi transformá-la em uma norma de fácil leitura, didática e de fácil interpretação.


A presidente executiva da ABCIC enfatiza, também, a importância do Selo de Excelência Abcic neste contexto, já que o programa realiza auditorias periódicas conduzidas pelo Instituto Falcão Bauer de Qualidade em plantas de produção e obras. “Foi impressionante a evolução do setor e, em especial, das empresas que integram o programa. A partir de um sistema documentado e com base nos seus indicadores de desempenho dos processos, conseguiu identificar as áreas mais frágeis e que efetivamente necessitavam de melhorias na ABNT NBR 9062, como os processos de montagem, por exemplo”, comenta. Algumas empresas, inclusive, disponibilizaram seus procedimentos e, a partir do Estado da Arte detectado, a ABCIC comparou com as referências internacionais fib (International Federation for Structural Concrete) e PCI (Precast/Prestressed Concrete Institute) e propôs, então, o texto base para este requisito. 
O projeto de revisão da norma das estruturas pré-fabricadas de concreto foi elaborado pela CE 02:124.06 - Comissão de Estudos de Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-Moldadas, no âmbito do Comitê Brasileiro da Construção Civil da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CB-02). Os trabalhos, cordenados pelo engenheiro Carlos Melo e secretariados por Marcelo Cuadrado Marin, diretor técnico da ABCIC, exigiram um grande volume de trabalho, devido às diversas alterações que precisaram ser feitas para atender às demandas e para conciliar o texto com as diretrizes da ABNT NBR 6118 - Projeto de estruturas de concreto – Procedimento e das referências internacionais e nacionais na área de pré-moldados e da ABNT NBR 15.575:2013 - Edificações Habitacionais – Desempenho. “O objetivo foi tornar a norma mais clara, tirar as coisas que são dúbias e os textos que davam margem a interpretações diferentes. Nossa proposta foi transformá-la em uma norma de fácil leitura, didática e interpretação”, analisa Melo. 
Segundo Marin, o ambiente de revisão das normas deve ser o mais plural possível para que toda a cadeia que se envolve de alguma forma com a norma possa ser representada. “Durante as reuniões, foi possível debater assuntos de interesse comum a todos os envolvidos”, afirma. A última revisão da norma havia sido publicada em 2006, o que motivou a ABCIC a solicitar uma nova atualização, uma vez que, nesse período, o setor de pré-fabricados de concreto evoluiu, ao investir em pesquisa e desenvolvimento bem como em novas tecnologias em suas unidades de produção que agregam ainda mais qualidade e produtividade ao sistema.   
A ABNT NBR 9062:2017 conta com 86 páginas, estruturadas em doze capítulos. Para detalhar e apresentar as mudanças dessa nova edição, a ABCIC promoverá um seminário, no dia 25 de abril, que tratará também de outros temas relacionados à norma, como ligações e desempenho. O evento, que ocorrerá no Instituto de Engenharia, em São Paulo, ainda trará informações sobre a ABNT NBR 16475:2017 - Painéis de parede de concreto pré-moldado - Requisitos e procedimentos, que estabelece os requisitos e procedimentos a serem atendidos no projeto, na produção e na montagem de painéis de parede pré-moldados. “Será uma oportunidade ímpar para troca de ideias e networking, com a participação dos coordenadores e membros das comissões, além de entender o que muda com a entrada em vigor das duas normas”, explica Íria.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!