GIRO RÁPIDO
Homenagem
Em 1971, um empreendedor paulista decidiu se mudar para a cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, para então, em 1972, fundar a Sotef, que iniciou suas atividades nas áreas de sondagem e escavações. Esse empresário é o engenheiro civil Alvorindo Ravagnani Júnior, que deixou o setor de pré-fabricados de concreto e da engenharia em luto no dia 13 de fevereiro, com seu falecimento aos 74 anos.
Natural de Andradina, interior de São Paulo, Ravagnani Jr estudou na primeira turma de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia. “Ele era uma pessoa visionária, ao perceber que havia um estado (à época Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul), onde tinha cidades com potencial de desenvolvimento, mas como carência de empresas e profissionais em determinadas áreas. Foi assim que ele fundou a Sotef, inicialmente investindo na parte de fundação, para em seguida partir para produção de galpões articulados”, disse Eduardo Pereira Ravagnani, filho de Alvorindo e diretor da Sotef.
Esse pioneirismo de Alvorindo seguiu em toda sua bem-sucedida carreira. Em 1992, a Sotef foi a primeira indústria de pré-fabricados a trabalhar com protensão no MS, vigas de ponte protendida e estacas protendidas. Em 1998, foi aberta uma filial em Caçapava, no Vale do Paraíba (SP), e em 2000, uma nova filial em Lucas do Rio Verde (MT).
“Ele sempre acreditou no que estava fazendo e tinha uma capacidade de ver muito superior a nossa, uma visão bastante ampla mesmo. Ele sabia dimensionar e até onde poderia crescer com mais facilidade. Além disso, era muito comprometido com seus colaboradores. Houve uma oportunidade para fechar a empresa, mas ele pensou nas famílias e nas pessoas que estavam junto dele há muitos anos e decidiu por prosseguir. Isso mostra sua humanidade”, contou Eduardo.
A Sotef, que irá completar 49 anos de atividades, formou muitos profissionais que atualmente atuam em outras cidades, estados, empresas e até formaram suas próprias companhias. “É uma história e tanto. São muitas construções executadas em muitos lugares no Mato Grosso do Sul e também em Caçapava”, pontua Eduardo.
Nesse sentido, a empresa, contribuiu para a normalização da área de pré-fabricados de concreto. Eduardo participou do processo de criação da norma de estacas pré-fabricadas de concreto. “Foi uma grande oportunidade e privilégio de estar presente nas reuniões e contribuir para a criação dessa norma”.