Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 14 - outubro de 2018

ARTIGO TÉCNICO

Artigo Técnico

IMPACTO DA TEMPERATURA SUPERFICIAL DE FACHADAS COM CONCRETO APARENTE SOBRE O DESEMPENHO TÉRMICO DE PAINÉIS PRÉ-MOLDADOS

Figura 8: Fachada com painéis pintados em estabelecimento comercial
Fonte: Ferreira (2016)

 


A necessidade do uso de elementos como o beiral ou brises que projetem sombra sobre a fachada deve ser estudada na fase inicial de projeto. Adicionalmente, a vegetação pode contribuir para melhorar a qualidade do desempenho ao projetar sombra sobre a fachada, servindo de barreira aos raios solares e ainda somando benefícios ao microclima, além de poder ser aplicada como elemento compositivo da paisagem. Como as fachadas sul, sudeste e nordeste recebem pouca insolação, estas fachadas têm menos problemas de armazenamento de calor. Assim, são fachadas que poderiam permanecer com a face de concreto aparente, por exemplo, e não necessitam de cuidados especiais com sobreamento. Já as fachadas Norte e Sudoeste poderiam receber uma estratégia de sombreamento, o desenho da volumetria da fachada poderia contribuir para projetar sombra sobre a mesma, ou mesmo o uso de um painel nervurado como o painel pi, ou ainda o projeto pode prever um beiral ou brise.
Adicionalmente, é essencial que se faça a inspeção e manutenção das juntas entre painéis com o passar dos anos, com o objetivo de evitar que o desempenho térmico do edifício seja prejudicado pelo “vazamento” térmico nas juntas.
Como foi observado na medição de campo dos painéis com paredes duplas, desde que não ocorra um efeito desfavorável de aquecimento rápido na temperatura superficial externa da fachada, o efeito da inércia térmica dos painéis de concreto foi capaz de proporcionar tanto amortecimento térmico quanto atraso térmico satisfatórios, com desempenho térmico potencial que pode ser aceitável tanto para requisitos mínimos de desempenho no verão quanto para inverno.

REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 9062. Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado, 2017.
ABNT NBR15220. Desempenho Térmico de Edificações, 2005.
ABNT NBR15575. Edificações Habitacionais – Desempenho, 2013.
ABNT NBR16475. Painéis de Parede de Concreto Pré-moldado – Requisitos e Procedimentos, 2017.
CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO (CBIC). Desempenho de edificações habitacionais: guia orientativo para atendimento à norma ABNT NBR 15575/2013. Fortaleza: Gadioli Cipolla Comunicação. 2013.
DORNELLES, K. A. Absortância Solar de Superfícies Opacas: métodos de determinação e Base de Dados para Tintas Látex Acrílica e PVA. 2008. 160p. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas. SP. Brasil.
INMETRO. Anexo da Portaria Inmetro número 50/2013: Anexo Geral V - Catálogo de Propriedades Térmicas de Paredes, Coberturas e Vidros. Rio de Janeiro: Inmetro. 2015. Disponível em: <www.inmetro.gov.br/consumidor/produtosPBE/regulamentos/AnexoV.pdf>
Acesso em: 30/11/2016.
MINISTÉRIO DAS CIDADES. Diretriz para avaliação técnica de produtos. DIRETRIZ SINAT N. 002. Revisão 01. Sistemas construtivos integrados por painéis pré-moldados para emprego como paredes de edifícios habitacionais. Brasília, Brasil, 2012.
PEDREIRA DE FREITAS, A. NBR 16.475 deve incentivar uso de painéis de parede de concreto pré-moldado no Brasil. Disponível em <https://techne.pini.com.br/2017/10/nbr-16-475-deve-incentivar-uso-de-paineis-de-parede-de-concreto-pre-moldado-no-brasil/> Acesso em: 14/05/2018.
RAEDER, L.R. (2018). Diretrizes de projeto para desempenho térmico de sistemas de paredes pré-moldadas de concreto. Dissertação (Mestrado) . Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2018.
SACHT, H.M. (2008). Painéis de vedação de concreto moldados in loco: avaliação de desempenho térmico e desenvolvimento de concretos. 229p. + anexos. Dissertação (Mestrado) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. São Carlos, 2008.
STRABELI, G.I. (2016). Sistemas Construtivos Integrados por Painéis Estruturais Pré-Fabricados em Concreto para Aplicação em Edifícios Habitacionais. Dissertação (Mestrado) . Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2016.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!