Artigo Técnico
Outros ensaios foram conduzidos e novos ensaios estão sendo planejados para dar continuidade à esta pesquisa. Entretanto, como resultado preliminar da presente pesquisa, já se pode afirmar que existe uma possibilidade real para se considerar dois mecanismos de resistência à força cortante em lajes alveolares brasileiras, da mesma forma que ocorre para lajes europeias. No entanto, para que isto possa ocorrer no projeto ainda se faz necessário de que as hipóteses de cálculo sejam confirmadas experimentalmente para cada seção analisada. Além disso, uma vez que a resistência por tração diagonal para a força cortante é considerada no projeto, o controle de qualidade do produto laje alveolar é um fator muito importante, pois este tipo de ruptura é ainda mais dependente da qualidade do concreto e da conformidade geométrica da seção. Tais condições são conseguidas em produções controladas em ambiente fabril.
A presente pesquisa é fruto de uma interação pesquisa-projeto-produção bem sucedida. No campo da pesquisa, o presente trabalho está inserido em um programa mais amplo de pesquisa que conta com a participação e a colaboração de outros pesquisadores do NETPRE. Neste contexto, a continuidade dos estudos tem proporcionado um avanço significativo no conhecimento deste tipo de elemento no Brasil, onde os resultados das pesquisas no NETPRE já serviram de base para a NBR-14861:2011. Além da experiência na pesquisa, neste trabalho contou-se com experiência de projeto dentro da própria equipe de pesquisa, onde o pesquisador de mestrado é projetista estrutural e onde o orientador atua em consultoria técnica para projetos de lajes alveolares desde 2007. Adicionalmente, a atuação do NETPRE junto aos comitês técnicos para lajes alveolares, comissão brasileira para a NBR-14861:2011 e Comissão C6.1 da fib (CEB-FIP), tem possibilitado uma maior aproximação entre a pesquisa acadêmica com assuntos de projeto relacionados às normas técnicas, acrescentando também um caráter de pesquisa aplicada para as pesquisas acadêmicas realizadas no PPGECiv-UFSCar. Finalizando, a presente pesquisa envolveu tanto a pesquisa de pós-graduação de mestrado stricto-sensu, mas também envolveu um convênio de cooperação técnica entre a UFSCar e a Abcic, contando com a contribuição de 03 empresas associadas da Abcic. No ano de 2014 esta cooperação universidade-empresa está completando 10 anos, sendo que a presente colaboração de pesquisa constitui-se em uma contribuição significativa para o desenvolvimento do setor de pré-fabricados no Brasil.
6. Agradecimentos
Os autores agradecem à UFSCar pela infraestrutura de pesquisa, bem como à equipe de pesquisadores do NETPRE, Luis Augusto Bachega, Bruna Catoia Periotto e Gabriel Eller Gusmão. O pesquisador de mestrado e orientador da pesquisa gostariam de expressar seu agradecimento especial ao Prof. Assoc. Roberto Chust Carvalho, vice-coordenador do NETPRE desde 2014 e mentor de toda a equipe do NETPRE na área de concreto protendido. Finalmente, mas não menos importante, os autores agradecem às empresas Cassol, Leonardi e T&A, por meio da Abcic, pelo apoio à pesquisa na doação de lajes para serem ensaiadas e pela bolsa de Iniciação Científica para apoio nesta pesquisa.
7. Referências
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ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto.Rio de Janeiro, 2003.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14861: Laje pré-fabricada – painel alveolar de concreto protendido – Requisitos e procedimentos. Rio de Janeiro, 2011.
BAŽANT, Z.P., and YU, Q.. Can Stirrups Suppress Size Effect on Shear Strength of RC Beams? ASCE J.of Structural Engineering. 2011.
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