PONTO DE VISTA
Como essa ferramenta integra todos os projetos e diversas áreas da construtora, apresentando um diferencial único, qual sua avaliação sobre o futuro da construção por meio da utilização do BIM?
O futuro é o presente, já que a partir do momento em que todos começarem a entregar os projetos em BIM, poderão enxergar as interferências. Estamos vivendo este momento, e as empresas que estão utilizando o BIM estão obtendo rentabilidade.
Qual sua avaliação sobre o uso do BIM para obras de infraestrutura e de edificações, com estruturas pré-fabricadas de concreto?
Eu acho excelente, inclusive a Sinco Engenharia acabou de entregar um shopping center com construção em pré-fabricado de concreto, e o controle e a logística das peças pré-moldadas foram todas feitas virtualmente em BIM. Se não fosse a ferramenta nós não teríamos entregue a obra na data estipulada.
Em sua opinião, o BIM pode contribuir para elevar a industrialização na construção civil do país?
Sim e muito, porque se pode pré-fabricar utilizando a ferramenta BIM. O que observei nos Estados Unidos é que as empresas daquele país estão utilizando BIM para fabricação, tanto na parte de pré-moldado de concreto, como de estrutura metálica, de instalações elétricas e hidráulicas. Então, a pré-fabricação está diretamente ligada com a ferramenta BIM.