ACONTECE NO MUNDO
Professor Fernando Stucchi passa a integrar o fib fellows E A Engenheira Íria Doniak, presidente executiva da entidade, foi reeleita como membro do fib presiDIum até 2024
Engenheiro Marcelo Waimberg (EGT Engenharia) ministrou palestra em webinar da fib
O webinar foi promovido após o Simpósio realizado em Xangai, na China, com transmissão virtual de 22 a 24 de novembro, que contou com 310 participantes de 55 países, 6 keynote speakers, 202 palestras distribuídas em 28 sessões paralelas e 288 trabalhos publicados. Após o sucesso deste evento, a fib já se prepara para a próxima edição, cuja expectativa é de que ocorra presencialmente em Lisboa nos dias 10 e 11 de Junho.
Em relação a esse Simpósio, Íria destacou a importância de temas como industrialização, digitalização e sustentabilidade, a partir do desafio para as novas gerações na construção de pontes, temas que devem permear as atuais e futuras pautas da engenharia do concreto no mundo e foram proferidas pelo professor Luc Tarwe (Bélgica) e pelo engenheiro Akio Kasuga.
Íria contou que Luc trouxe uma abordagem espetacular sobre aspectos que envolvem a construção 4.0 e digitalização, iniciando com conceitos fundamentais no âmbito das estruturas de concreto os 4Rs (Robustness, Rapidity, Redundancy and Resources), aplicando em uma relação mais profunda com as grandes mudanças em pouco em tempo, mas que levarão cada vez mais a processos industrializados a entrega de produtos com maior valor agregado, flexibilidade para responder rapidamente a novas demandas e promoverão cada vez mais o network global. “A industrialização tem um papel fundamental neste contexto e a pandemia irá acelerar este momento de transformação, embora não seja imediata”, disse Íria.
Já a reflexão de Akio, de acordo com Íria, apontou para uma conclusão final, que ele explorou em sua entrevista, para o uso de tecnologias que elevem as construções de baixo carbono durante todas as fases do ciclo de vida da estrutura. “Para concluir, destaco algo que me chamou atenção na sessão paralela de pré-moldados: em 2016 o governo chinês propôs o uso das construções pré-fabricadas como prioritário e que até 2035 esta proporção em relação aos sistemas convencionais deverá atingir 35%. Por essa razão, a Ásia tem avançando tanto no tema da industrialização”, concluiu.
Mais de 30 anos de atuação em prol do desenvolvimento da construção
Íria Doniak é Presidente Executiva da Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto) há 12 anos. Atualmente cursa o MBA em Economia e Relações Governamentais da FGV. Desde 2008 tem se dedicado ao desenvolvimento da construção industrializada e ao meio institucional. Durante sua carreira atuou em usina de concreto, na indústria cimenteira (Votorantim Cimentos) e Consultora nas áreas de controle de qualidade e pesquisa e desenvolvimento na indústria de pré-fabricados. Foi também, ao mesmo tempo em que atuou com consultoria, auditora líder do BVQI (Bureau Veritas Quality International), tendo auditado empresas construtoras e canteiro de obras de edificações e infraestrutura em todo o Brasil.
Engenheira Civil , graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1988. É membro da delegação brasileira junto à fib (international federation for structural concrete), instituição da qual é integrante do conselho desde 2015. Na mesma entidade atua em diversos grupos de trabalho no âmbito da comissão de pré-fabricados e na também na comissão de disseminação da tecnologia. Integrante do conselho diretor do IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto). Diretora do DECONCIC-FIESP (Departamento da Construção Civil da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Membro da ABNT onde atua em diversas comissões de normalização no âmbito do CB-02 e CB-18. Publicações: Capítulo 43 do Livro IBRACON: Concreto Ciência e Tecnologia. Capítulo 2 do livro Estruturas Pré-fabricadas no Mundo: Aplicações e Comportamento Estrutural (fib, ANIPB e ABCIC), Membro do Comitê Editorial das Revistas Concreto & Construções do Ibracon e do Structural Concrete Journal da fib. Homenageada pela revista “O Empreiteiro” em 2013 como mulher de destaque na Engenharia brasileira e agraciada pelo IBRACON em 2017 com o Prêmio Gilberto Molinari.