Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 27 - dezembro de 2022

ABCIC EM AÇÃO

Coletânea de Obras Brasileiras reúne em sua 2ª edição mais de 90 construções em pré-moldado de concreto

Solenidade de lançamento do livro contou com a participação de representantes de entidades setoriais, da indústria de pré-fabricados de concreto, de escritórios de projeto estrutural, de escritórios de arquitetura e da cadeia de fornecedores do setor

Associados e convidados prestigiaram o lançamento da 2ª edição da Coletânea de Obras Brasileiras – 
Pré-Moldados de Concreto, que celebrou os 20 anos da trajetória bem-sucedida da ABCIC

A segunda edição do Coletânea de Obras Brasileiras – Pré-Moldados de Concreto reúne mais de 90 obras nacionais nesse sistema construtivo, evidenciando sua versatilidade, amplitude das tipologias construtivas e a importância para construção civil brasileira. São projetos sustentáveis, criativos e inovadores, que ressaltam a alta produtividade, qualidade, segurança e durabilidade da pré-fabricação em concreto.

O lançamento do livro ocorreu no dia 18 de outubro, no Espaço APESP, em São Paulo. A solenidade marcou a celebração de 20 anos da ABCIC e contou com a participação de mais de uma centena de representantes de entidades setoriais, da indústria de pré-fabricados de concreto, de escritórios de projeto estrutural, de escritórios de arquitetura e da cadeia de fornecedores do setor. 

Em seu discurso de abertura, a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC, enfatizou a fundamental participação da indústria de pré-fabricados de concreto para o desenvolvimento da construção e da engenharia do Brasil ao longo das mais de seis décadas de atuação no país. “Sem a industrialização, não teria sido possível, por exemplo, receber os dois grandes eventos esportivos no país. Nosso setor atuou fortemente para viabilizar os equipamentos esportivos, mas também a infraestrutura necessária para receber e transportar o grande número de pessoas que vieram para acompanhar as competições”, disse.

De acordo com Íria, a coletânea que está sendo lançada demonstra de forma clara que a pré-fabricação em concreto está presente nos grandes empreendimentos em importantes cidades, passando por indústrias, centros de logística e distribuição, entretenimento, varejo, infraestrutura e saneamento até no campo junto ao agronegócio.

Íria destacou dois princípios importantes que têm norteado as ações da entidade: nunca desprezar os pequenos começos por maiores que possam parecer os desafios e celebrar as conquistas com gratidão, e comentou sobre a importância das lideranças da entidade que, ao longo dos anos em sua diversidade e competência, auxiliaram em todo o processo de desenvolvimento da associação e do mercado de pré-fabricados de concreto.

Outro fato tratado por Íria foi a relevância das entidades parceiras. Durante essas duas décadas, a ABCIC estabeleceu um trabalho institucional contundente, participando de iniciativas fundamentais para o desenvolvimento da construção civil e em prol da industrialização do setor no país. “A união das entidades constitui um ambiente colaborativo que trata dos assuntos mais pertinentes para que a construção seja ainda mais produtiva, sustentável e segura, apresentando propostas que atendam as demandas atuais da sociedade”.

O presidente do Conselho Estratégico da ABCIC, Felipe Cassol, enfatizou a importância dessa data como a celebração das conquistas e das atividades da entidade nessas duas décadas. “Podemos olhar para trás e ver tudo o que fizemos para chegar até aqui”, pontuou. “Passamos por muitas mudanças, mas a ABCIC tem cumprido seu objetivo com sucesso, fortalecendo nosso setor”, acrescentou.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!