Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 28 - abril de 2023

DE OLHO NO SETOR

Concrete Show 2023 colocará em evidência o setor de pré-fabricado de concreto

A ABCIC prepara sua participação para uma das maiores feiras do setor da construção no país. A entidade terá um estande institucional para receber associados, fornecedores e clientes e promoverá um seminário que ressaltará a importância da pré-fabricação em concreto no Brasil

O setor de pré-fabricados de concreto tem sido essencial para a construção civil brasileira, ao elevar o grau de produtividade, sustentabilidade, qualidade, desempenho e segurança em obras por todo o país. Por ser um sistema construtivo industrializado ainda contribui para diminuir os impactos ambientais da atividade, ao consumir menos materiais e recursos naturais, gerar menos resíduos e não ter retrabalho. 

Para enfatizar sua importância e disseminar seus benefícios, a Abcic participará do Concrete Show South America 2023, marcado entre os dias 8 e 10 agosto, no São Paulo Expo. “É a principal feira nas áreas de concreto e cimento do país, por isso apoiamos a realização do evento desde sua primeira edição e marcamos presença promovendo eventos de conteúdo e difundido a aplicabilidade do pré-fabricado de concreto ao mercado”, explica a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic.

Hermano Pinto: “Faz parte da nossa missão junto ao ecossistema da construção brasileira, apoiar a sua industrialização, assim como a sua modernização e desburocratização”

Para Hermano Pinto, diretor do portfólio de Infraestrutura da Informa Markets, a Abcic é mais do que uma parceira. “Nossa conexão e relacionamento vão além do evento Concrete Show, o que resulta em ótimas oportunidades, negócios e muito conteúdo. Faz parte da nossa missão junto ao ecossistema da construção brasileira, apoiar a sua industrialização, assim como a sua modernização e desburocratização”, destaca. 

Já Fernando D´Ascola, Business Manager Brasil da Informa Markets, pontua que “é praticamente impossível pensarmos na realização do Concrete Show e seu congresso sem a parceria da Abcic, que agrega muito com sugestão de temas e informações atualizadas, apuração de especialistas, colaboração com conteúdo nacionais e internacionais e apresentação de empresas players do segmento de pré-fabricação em concreto.”  

Nesse sentido, a entidade contará com um estande institucional, onde levará todas as iniciativas desenvolvidas ao longo de mais de 20 anos de atuação, como o Selo de Excelência da Abcic, programa de certificação que atesta a qualidade, desempenho, segurança e sustentabilidade das fábricas e empresas associadas. 

Os visitantes poderão conhecer ainda as publicações produzidas pela Abcic, como a 2ª edição do Coletânea de Obras Brasileiras – Pré-Moldados de Concreto, lançado no ano passado, que apresenta o estado da arte da pré-fabricação em concreto no Brasil, por meio de cases em diversas áreas; e o Manual de Montagem das Estruturas Pré-Moldadas de Concreto, que traz as boas práticas para o planejamento e execução da montagem com o sistema construtivo.

Outra ação da Abcic será a realização de um Seminário no dia 9 de agosto, cujo tema principal será a apresentação de tecnologias e soluções construtivas relacionadas a neutralidade de carbono, pauta prioritária no Brasil e no contexto internacional. O evento terá a participação do professor Sri Sritharan, expert em UHPC (Ultra High Performance Concrete), professor e pesquisador da Iowa State University, no departamento de Construção Civil e Engenharia Ambiental. 

“Vivenciamos um momento ímpar da industrialização da construção civil no Brasil. A industrialização é outro caminho importante para o avanço na direção da construção de baixo carbono. A tecnologia do concreto tem um enorme potencial através de concretos especiais de aportar novas soluções que impactam em leveza dos elementos e portanto na logística de transporte e montagem. Precisamos, portanto, debater e avançar. O Concrete Show é um dos importantes fóruns para a criação de massa crítica e evolução tecnológica, comenta Íria, que é coordenadora técnica do seminário.  

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!