DE OLHO NO SETOR
A Abcic também conta com um estande no Concrete Show South America 2024, promovido pela Informa Markets, de 6 a 8 de agosto, no São Paulo Expo. “Participamos e apoiamos a realização da feira desde sua primeira edição, por ser o principal eventos nas áreas de concreto e cimento do país. Em todas as edições realizamos um seminário para difundir a importância e a aplicabilidade do pré-fabricado de concreto em benefício da engenheira brasileira e da sociedade”, conta Íria.
O estande institucional da Abcic apresenta todas as iniciativas desenvolvidas pela entidade para o desenvolvimento sustentável da construção industrializada de concreto no país, como o Selo de Excelência da ABCIC, programa de certificação que atesta a qualidade, desempenho, segurança e sustentabilidade das fábricas e empresas associadas, as publicações técnicas, incluindo a 2ª edição do Coletânea de Obras Brasileiras – Pré-Moldados de Concreto, que retrata o estado da arte da pré-fabricação em concreto no Brasil, por meio de cases em diversas áreas; e o Manual de Montagem das Estruturas Pré-Moldadas de Concreto, que traz as boas práticas para o planejamento e execução da montagem com o sistema construtivo, que também possui uma versão digital.
Hermano Pinto, diretor da Informa Markets: “A pré-fabricação de concreto é fundamental. Não chegaríamos onde estamos e não seríamos o que somos sem o pré-fabricado.”
As edições da Revista Industrializar em Concreto também estarão disponíveis para os visitantes do Concrete Show. Em todos os anos, o estande da Abcic é o ponto de encontro para o ecossistema da pré-fabricação em concreto no país, recebendo associados, engenheiros projetistas de estruturas, construtoras, incorporadoras, clientes, representantes de entidades parceiras e autoridades do setor público.
Hermano Pinto, diretor do portfólio de Infraestrutura da Informa Markets, participou do Abcic Networking XVI e trouxe em primeira mão para os convidados e associados da Abcic as informações mais atuais sobre o Concrete Show, que a 15ª edição está batendo recordes. Em mais de 32 mil m² de área, estão confirmadas mais de 400 marcas.
“O Concrete Show é uma plataforma de negócios completa para a cadeia construtiva, gerando negócios, relacionamentos e oferecendo conteúdos de qualidade. Em 2024 agregamos novos setores da cadeia, ampliando e reforçando sua atuação como o parceiro estratégico ideal para empresas promoverem suas marcas, lançarem seus produtos/serviços e gerarem grandes oportunidades de negócios”, disse Pinto.
O Congresso Construindo Conhecimento conta com três palcos simultâneos para a geração de conteúdo qualificado. Em três dias, são realizados diversos seminários, palestras e fóruns sobre os temas mais relevantes para a cadeia do cimento e do concreto. Já a Arena 120 ideias conta com apresentações, em dois palcos simultâneos, ministrados por fornecedores sobre temas diversos. Há ainda a Mega Demo de Paredes de Concreto.
O diretor da Informa Markets ainda comentou sobre a parceria com a World of Concrete, que possibilita trazer conteúdos qualificados elaborados por importantes associações americanas, como o ACI (American Concrete Institute) e o PCI (Precast Prestressed Concrete Institute), para o Brasil.
Citou também as tecnologias que são tendências no setor, como o uso crescente de tecnologias digitais e de Inteligência Artificial (AI), multiplicação de coleta e análise de dados no ciclo construtivo, adoção de práticas sustentáveis e de eficiência energética, opção por materiais inteligentes e de alta resistência e durabilidade e uso ampliado de máquinas e de ferramentas de automação, destacando o crescimento da construção industrializada, que