GIRO RÁPIDO
A cadeia produtiva do concreto reuniu-se na cidade de Bonito (MT), de 27 a 30 de outubro, para conhecer e debater as pesquisas, as tecnologias, os sistemas construtivos e as inovações relacionados com o concreto no 57º Congresso Brasileiro do Concreto, cujo tema central foi "O futuro do concreto para a sustentabilidade nas construções".
Realizado pelo Ibracon – Instituto Brasileiro do Concreto, contou com a presença de 708 pesquisadores, profissionais, empresários e estudantes, vindos de todas as regiões do Brasil e do exterior, que participaram de suas sessões científicas, conferências, simpósios, cursos de atualização profissional, reuniões técnicas, concursos estudantis, lançamentos de livros técnicos, premiações, jantares, coquetéis, feira e visita técnica. A Abcic foi representada por sua presidente-executiva Íria Doniak.
No dia 28 de outubro, foi realizado o curso "Estruturas Pré-fabricadas de Concreto - Do Projeto à Obra Pronta", ministrado pelo engenheiro e projetista de estruturas Luis Otávio Baggio Livi, que teve como conteúdo programático temas como o desenvolvimento do uso de estruturas pré-fabricadas de concreto e suas aplicações, padronização e certificação, contratação, processo, com ênfase em ligações e protensão e prevenção de manifestações patológicas. O curso contou créditos para o programa MasterPec do Ibracon. No dia 29, foi ministrado o curso Projeto de Lajes em Concreto Armado e Protendido, pelo engenheiro civil Fábio Albino de Souza, e no dia 30, o curso Corrosão das armadoras: estado da arte, pelos professores Paulo Helene (Poli-USP), Enio Panzini (UFG), Yuri Villagran (Universidad Tecnologica Nacional, Facultad Regional La Plata, na Argentina), Odd Gjory (Norwegian University of Science and Technology, na Noruega), e Maria del Carmen (Conselho Superior de Investigações Científicas, na Espanha).
Além dos cursos, nesta edição do evento foram apresentados 623 trabalhos nas sessões científicas, distribuídos entre os temas gestão e normalização (18), materiais e propriedades (259), projeto de estruturas (59), métodos construtivos (19), análise estrutural (94), materiais e produtos específicos (38), sistemas construtivos específicos (15) e sustentabilidade (72), e entre os simpósios de Estrutura de Fundações (19), Durabilidade das Estruturas de Concreto (13) e Modelagem Computacional do Concreto (17). Por sua vez, outros 20 trabalhos técnico-científicos foram debatidos na 3ª Conferência Internacional em Melhores Práticas para Pavimentos de Concreto, evento realizado paralelamente ao 57º CBC.
O Ibracon ainda entregou homenagens aos profissionais que contribuem para o desenvolvimento do setor, como o empresário Murilo Cassol, presidente do Conselho da Cassol Pré-Fabricados, que recebeu o prêmio Argos Menna Barreto, como destaque do Ano em Engenharia de Construções. Outro prêmio entregue no evento foi para o engenheiro Matheus L.G. Marquesi, como melhor dissertação em estruturas. Sob orientação do professor Marcelo Ferreira, a tese Contribuição ao estudo dos mecânismos resistentes à força cortante em lajes alveolares protendidas desenvolvida no NETPRE - Núcleo de Estudo e Tecnologia em Pré-fabricados de Concreto da Universidade Federal de São Carlos, com o apoio da Abcic e de suas associadas Cassol, Leonardi e T&A.
Durante o Congresso, o Ibracon realizou ainda as eleições da próxima gestão. E a Abcic foi reeleita para o Conselho Diretor em Sócios Mantenedores e Coletivos e a engenheira Íria Doniak, presidente-executiva da entidade, para o Conselho Diretor como Sócio Individual, ambas para a gestão 2015/2017.
Mais de 700 participantes se reuniram em Bonito para debater o futuro do concreto no Congresso do Ibracon