GIRO RÁPIDO
Entre os dias 19 e 21 de outubro, Associação Brasileira de Patologia das Construções (ALCONPAT BRASIL) promoveu o Conpat2021 (XVI Congreso Latino-Americano de Patología de Construcción y XVIII Congreso de Control de Calidad em la Construcción), com a participação de renomados especialistas nacionais e internacionais. A ABCIC apoiou a realização do Congresso.
Considerado o maior congresso internacional de patologia e controle de qualidade das construções, o evento online contou com mais de cinquenta atividades de conteúdo, entre palestras, sessões científicas, cursos, debates, ministrados por executivos de empresas do setor da construção, presidentes e membros de importantes entidades do Brasil e do exterior e representantes de renomadas instituições de ensino.
No âmbito internacional, destaque para o presidente do Instituto Americano do Concreto (ACI), Cary Kopczynski; o secretário Geral da Federação Internacional do Concreto (fib), David Fernández-Ordóñez; e Gerrie Dieteren, secretário do Model Code 2020 da fib e responsável pelo grupo de Especialistas em Reabilitação Estrutural. Pelo Brasil, falaram, entre outros especialistas, o engenheiro Paulo Helene, presidente do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), o professor Enio Pazini Figueiredo, da Universidade Federal de Goiás, e o engenheiro Antonio Carmona Filho, diretor técnico da Carmona Engineering. O engenheiro Julio Timerman recebeu o Prêmio Alcopat por sua trajetória profissional.
A realização do Conpat2021 marcou a edição comemorativa de 30 anos do evento, que já reuniu mais de 4000 profissionais nos quinzes congressos anteriores. O evento é uma oportunidade de integração profissional dos engenheiros e arquitetos e outros profissionais correlacionados, além de fomentar uma ampla troca técnica e científica na busca de maior desenvolvimento profissional que beneficia o setor.