Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 33 - dezembro de 2024

DE OLHO NO SETOR 4

Construa Brasil encerra primeiro ciclo de ações para modernização da construção civil brasileira

Mesa de abertura do encerramento do primeiro ciclo de atividades do Construa Brasil


 

Na meta Incentivo à Construção Industrializada, que conta com a participação da Abcic e é coordenada pela Abramat, foram entregues o vídeo de difusão da Construção industrializada no Brasil, o planejamento estratégico relativo ao setor e os estudos sobre modelos de financiamento e alterações no processo licitatório


O Projeto Construa Brasil encerrou no dia 25 de novembro de 2024, o primeiro ciclo de suas atividades. A inciativa é do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com execução da Rede Catarinense de Inovação (Recepeti), que venceu o Edital de Chamamento Público nº3/2019 do Ministério da Economia.
O evento de encerramento foi realizado no Auditório Celso Furtado, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, reunindo representantes do setor público e privado para compartilhar os resultados alcançados e destacar os produtos desenvolvidos pelo projeto, voltados à desburocratização, digitalização e industrialização do setor da construção. A engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, esteve presente à solenidade
Para Íria, a continuidade do programa é essencial para a construção civil brasileira. “Houve grandes avanços desde a instituição do Construa Brasil para a modernização e desburocratização do setor, fomentando a digitalização e a industrialização, que está consolidada e em expansão contínua, contribuindo fortemente para vencer os desafios relacionados à escassez de mão de obra e neutralidade de carbono”, disse. Em sua avaliação, esse processo tem sido importante para também enfrentar os gargalos de infraestrutura e o déficit habitacional no país.
Na solenidade de abertura, Uallace Moreira Lima, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, ressaltou a importância da iniciativa. “Esse evento representa um encerramento de uma fase do Construa Brasil, que é um programa estratégico dentro de um projeto estruturante do governo, integrado em três grandes programas do Governo Federal: nova política industrial, novo PAC e plano de transição ecológica, promovendo geração de renda, emprego, transformação digital e inclusão social”, ressaltou.
Segundo Lima, a política industrial conta com catorze instrumentos e um deles é o Programa Construa Brasil, que tem o objetivo de promover a desburocratização, digitalização e industrialização no setor da construção. 
Rodrigo Koerich, coordenador técnico do Construa Brasil pela Recepeti e presidente do BIM Fórum Brasil (BFB), enfatizou a importância estratégica do projeto, em criar condições para investimentos em BIM e promover uma transformação digital abrangente, envolvendo iniciativas que vão desde a modernização de códigos de obras até a industrialização do setor. “O Construa Brasil é um projeto do País, reconhecido pelo valor que gerou e que precisa ser continuado. Ainda há desafios em todas as temáticas, mas vamos trabalhar juntos e superar essas barreiras.”
Na avaliação de Adryelle Fontes, gerente de Unidade de Transformação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a construção é um dos motores da economia brasileira, por sua capacidade de geração de emprego e por sua participação no PIB. O Construa Brasil contribui para o setor superar o desafio da produtividade, ao focar nesses três pilares. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!