Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 28 - abril de 2023

ARTIGO TÉCNICO

Construção acelerada de casas de concreto armado Método Discovery Precast de Construção industrializada com pré-fabricados

Uma equipe formada por três pessoas executou a montagem e a construção de uma casa de 84 m2 em 3 horas, obtendo uma produtividade recorde de 9,33 m2/h. Certeza de prazo e custo para obter um projeto com alto padrão de qualidade e com zero resíduos durante sua construção.

A montagem é realizada com guindaste com 70 toneladas de capacidade, trabalhando em um raio de 15 metros. São utilizadas vigas de 7 metros e amarras de corrente marca LINKLINE, modelo ADOSH S1317 com gancho redutor. Diâmetro ½” ramais de comprimento: 3m. WLL 9,6 toneladas a 60° que incluem acessórios CROSBY fabricados nos Estados Unidos. Todas as amarras foram fornecidas ao projeto pela empresa Bridon-Bekaert Chile que conta com certificação da DNV-GL, entidade que afirma que elas são fabricadas de acordo com a norma ASME B30.9.

Benefícios da construção industrializada 

Podemos resumir vários benefícios reais e observados, associados a custo, prazo de construção, qualidade, redução de acidentes e sustentabilidade detalhados na tabela a seguir.  A valorização dos diferentes atributos que tem a construção industrializada são as principais alavancas para que a decisão de como construir inclua o uso de pré-fabricados de concreto em diferentes porcentagens.  Como havia sido mencionado na conferência realizada por ocasião do Concrete Show Brasil 2022 em São Paulo, não precisamos falar se é ou não possível pré-fabricar, mas apenas avaliar o quanto é adequado e quais são os benefícios para o projeto de pré-fabricar a referida porcentagem.

Digitalização e tecnologia

Em toda nossa cadeia de valor são utilizados métodos e plataformas digitais para projetar, modular e analisar estruturalmente a construção, a fabricação, a logística e a montagem.  Nossa equipe realiza um acompanhamento, com a participação de arquiteto, calculista, chefe do projeto e profissionais especializados em montagem e construção.

Comparação com métodos

Tradicionais e pré-fabricados de concreto

A entidade Construye2025 realizou, no ano de 2018, uma atividade para comparar desempenho e produtividade durante a construção de 2 residências: tradicional de alvenaria e com pré-fabricados de concreto.  Cabe recordar que o painel duplo, uma vez montado, requer uma atividade de concreto de segunda etapa com a moldagem do concreto a partir de toda altura do painel, em toda sua superfície.

O gráfico a seguir mostra o rendimento obtido com o Método, que considera painéis maciços de concreto armado, chegando a ser 3 vezes mais produtivo que o método com pré-fabricados de painel duplo e mais de 4 vezes em relação à construção tradicional com alvenaria.

Conclusão

A construção industrializada melhora o desempenho em projetos de construção, reduzindo o prazo de construção, aumentando a qualidade e melhorando os padrões de segurança, o que permite projetos e negócios mais rentáveis. Método construtivo de construção acelerada de residências considera atender várias etapas, desde a etapa inicial para obter um projeto bem-sucedido. Dessa forma, o projeto, a modulação, a engenharia, fabricação, transporte, montagem e construção de uma casa de 84 m2 se realiza em 3 horas, coordenando vários atores, equipamentos e máquinas. A construção com pré-fabricados é um método construtivo mais empregado na indústria e pode ser aplicado em todo tipo de residências, observando todas as normativas nacionais e internacionais correspondentes

Comparação de desempenho de Construção de Casas m2/HH

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!