Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 26 - setembro de 2022

ESPAÇO EMPRESARIAL

Construção industrializada é o presente e o futuro do setor

A pandemia da Covid-19 trouxe uma série de desafios ao longo dos últimos dois anos e promoveu grandes mudanças que estão sendo vistas nos dias atuais. Na construção civil, existem apostas para este ano. Com a retomada do crescimento do setor, algumas tendências estão se tornando mais presentes e concretas, com sua execução e desenvolvimento mais rápidos e otimizados. Entre elas, posso citar as construções pré-fabricadas, as importações de insumos, as construtechs e a ênfase na sustentabilidade global. 

Nesse sentido, a construção industrializada é o presente e o futuro de todos os tipos de necessidades do setor. Como é de conhecimento, o pré-fabricado de concreto é um dos sistemas mais sustentáveis, pois consegue minimizar toda a geração de resíduos e emitir menos CO2 em comparação aos diversos concorrentes da cadeia construtiva. 

A sustentabilidade é um fundamento basal para o desenvolvimento e para a melhora global. Desse modo, seguirá em alta no setor da construção e em outras atividades econômicas, assim como na sociedade, e se manterá em íntima relação com todos os sistemas industrializados para a construção Civil.

O trabalho na Precon está fundamentado, entre outros fatores, na sustentabilidade, na segurança e na qualidade. Por isso, aplicamos iniciativas e boas práticas que ressaltem essas características, como, por exemplo, a reutilização de insumos ou de rejeitos de mineração em nossos processos.

Quando se trata do nosso segmento, que não interrompeu suas atividades, durante a pandemia, por ter seguido o ritmo do setor da construção no país, o que se tem visto são obras variadas, desde as edificações logísticas simples até obras de infraestrutura com vãos maiores, como 40 metros de extensão, por exemplo. Isso se deve à versatilidade do sistema construtivo e da qualificação de nossas fábricas e profissionais, que podem atender as diversas demandas de projeto estrutural e/ou arquitetônico.

O panorama atual é de uma exigência cada vez maior em quesitos como prazo de fabricação e montagem além do projeto. Com isso, as indústrias de pré-fabricado de concreto estão implantando fluxos de trabalhos mais integrados, sistêmicos e rápidos. O objetivo é a manutenção e o crescimento das demandas, da cultura de aplicação e o desenvolvimento de soluções alternativas que atendam plenamente as necessidades do mercado e a velocidade de transformação advindas dos stakeholders.

É importante, portanto, estarmos conectados aos diversos movimentos que ocorrem no setor da construção, mas também em áreas correlatas. E a ABCIC tem feito essa papel. Sempre presente, a entidade tem incentivado mais qualidade e um maior cuidado com as questões que impactam nosso negócio, como o meio ambiente, através das certificações e vistorias feitas pelo Selo de Excelência ABCIC. Em nosso caso específico, estamos no nível mais exigente, o III. A instituição tem se destacado na promoção de eventos, reuniões e de nossas obras; na criação de conteúdo digital, e por fim, no estímulo às certificações.

Somado a isso, a ABCIC é fundamental para nosso setor, por ser uma associação forte no âmbito institucional e, até mesmo político, ao participar de propostas, discussões em diferentes esferas governamentais. Com isso, é possível fortalecer todo o segmento da construção industrializada de concreto e enaltecer as boas práticas; realizar a divulgação de informações e tendências, trabalhar a normalização e certificação; dentre outros itens fundamentais para nosso crescimento sustentável. 
 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!