Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 30 - dezembro de 2023

ESPAÇO EMPRESARIAL

Construção industrializada atende meio ambiente, qualidade e produtividade

Paulo Roberto Sampaio Presidente da Legran Engenharia

O ano de 2023 tem sido importante para o pré-fabricado de concreto no Brasil. Para nós, tem sido um período de crescimento. O aumento dos investimentos no parque fabril, em pessoas e em marketing contribui para o nosso posicionamento de mercado estar cada dia mais consolidado. A capacidade de nossa empresa foi ampliada, bem como crescemos em número de profissionais qualificados, por meio do incentivo aos treinamentos, cursos e qualificação. Também os recursos aportados em tecnologia, principalmente, em softwares de fabricação e gestão trouxeram ainda mais eficiência, controle e produtividade.

A versatilidade é uma característica fundamental do nosso sistema construtivo, por atender uma diversidade de setores da economia, aportando todos os benefícios da industrialização em concreto. Especificamente neste ano, o destaque em nossa região ficou por conta do agronegócio, em especial, de áreas como fertilizantes e sementes, que tiveram um percentual maior de demanda. Esses dois segmentos realizaram investimentos robustos, com o objetivo de ampliar a oferta de seus produtos, a fim de atender a produção agrícola que, além de suprir o mercado interno, tem no mercado externo seus grandes compradores, incluindo China e Estados Unidos. O agronegócio é mola propulsora de todos os setores da economia e demanda além das necessidades de infraestrutura para o lado industrial do próprio negócio, a infraestrutura, habitação e lazer para as cidades que dele vivem.

Para o ano de 2024, nossa expectativa é obter um desempenho similar ou melhor. Mas, esse resultado dependerá da condução econômica e política do governo, como a continuidade das queda de juros, que é um fator primordial para crédito e para o crescimento do país. Também esperamos que não sejam implementadas medidas que possam dificultar o trabalho realizado pelas empresas da cadeia produtiva da construção. 

É importante ressaltar que a construção industrializada está em evidência no atual cenário, com as demandas por qualidade, produtividade e sustentabilidade na construção. A qualidade está no cerne da indústria de pré-fabricado de concreto, que busca se aprimorar a cada dia. A evolução de uma empresa se baseia no tripé: Qualidade, Respeito e Determinação. As questões de segurança e meio ambiente se enquadram no quesito respeito que temos com nossos colaboradores, clientes, com a natureza, os recursos naturais e o planeta.

A construção industrializada é inerente aos conceitos de sustentabilidade ambiental, com a eficiência do uso racional de materiais, como a mistura do concreto a otimização do aço, entre outros aspectos, produzindo pouquíssimos resíduos. A durabilidade dos componentes empregados da construção industrializada é muito maior, minimizando, assim, as manutenções e, por fim, o uso eficiente de energia para a produção.

Nós projetamos que a tendência da pré-fabricação é de crescimento constante devido a todos seus benefícios. Atualmente, já não se tem dúvida se vai pré-fabricar a obra, mas sim, em qual grau iremos fazê-la.

Preciso enfatizar o trabalho realizado pela Abcic, que tem um papel preponderante em nosso setor, unindo e preparando as empresas para um só objetivo de conseguimos maior alcance em nossas ações. Por isso, a realização dos eventos e conteúdo extremamente qualificado contribuem para aumentar nosso conhecimento, além de permitir que compartilhemos informações e experiências; o Prêmio Obra do Ano nos incentiva constantemente e homenageia projetos de destaque, e as Missões Empresariais possibilitam acessar as melhores práticas internacionais evoluindo ainda mais em nosso negócio.  Dentre os benefícios de ser um associado e estar na Abcic é poder acessar de acordo com o perfil de cada empresa todas as possibilidades que ela oferece. Mas o maior deles é saber que nossa empresa de alguma forma contribui com o avanço do setor, com a modernização da construção civil e com o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!