INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
Para ofertar soluções com alto nível tecnológico, a cadeia das estruturas pré-fabricadas de concreto vem investindo e se preparando para absorver todos os conceitos da quarta Revolução Industrial
Planejamento Abcic:
estratégico para o setor
Segundo os associados entrevistados pela revista Industrializar em Concreto, a Abcic tem desempenhado um papel muito importante no setor, através da difusão e exposição das atividades. Várias são as oportunidades de interação do setor e da cadeia de fabricação, através de palestras, workshops, congressos e a própria revista Industrializar em Concreto atualiza o mercado frente às inovações. Os parceiros, fornecedores, produtos agregados aplicados e novas tecnologias do concreto também reforçam a tese do ponto de vista tecnológico da instituição para com o setor, permitindo que esses avanços estejam sempre em evidência.
No processo produtivo, há o uso de caçamba distribuidora e dosadora de concreto automático
No caso da Indústria 4.0, o Planejamento Estratégico da Abcic já havia trazido a importância dessa questão em 2015. Para os associados, o Planejamento Estratégico está alinhado com as tendências globais e tem sido o motor de inovação do segmento. Além disso, ele é fundamental para a divulgação de conhecimento sobre as tendências, para orientação dos movimentos do setor, anseios do mercado e difusão de práticas para o segmento. Quando são trazidos diversos assuntos, como por exemplo, a certificação das empresas de pré-fabricados ela incentiva às empresas a buscar modelos de gestão, de processo produtivo, de controle, de critérios de qualidade que envolvem desenvolvimento ou busca de tecnologias. Além disso, permitem às empresas serem mais competitivas e desenvolver o próprio mercado, proporcionando melhores produtos e serviços ao homem.
Apesar da preparação do segmento do pré-fabricado de concreto para a adoção dos conceitos da Indústria 4.0, os associados da Abcic ressaltam que ainda há desafios a serem vencidos, sendo um dos principais, a questão cultural, ou seja, a necessidade de transformação das pessoas e mudança de toda a empresa. Isso porque as construtechs estão fazendo história com processos e sistemas que estão revolucionando a forma de produzir; e o setor precisa estar sempre se desafiando e buscando novas soluções para o negócio.
Foto: No processo produtivo, há o uso de caçamba distribuidora e dosadora de concreto automático
A matéria foi redigida com base em informações envidas pelas empresas: Bianchi, Cimento Itambé, Fênix Pré-Fabricados, LafargeHolcim, Leonardi Construção Industrializada, nVent Lenton, Plannix, Progress, TQS, Trimble e Votorantim Cimentos