Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 8 - agosto de 2016

DE OLHO NO SETOR

Construction Summit 2016 discutiu soluções para melhorar a infraestrutura urbana, com destaque para a industrialização na construção

Abcic esteve presente em várias iniciativas durante os dois dias do evento, que apresentou tecnologias, conceitos e ideias inovadoras para o crescimento sustentável das cidades


André Pagliaro, em conversa com Afonso Mamede, presidente da Sobratema, fez o acompanhamento as atividades da Abcic no Summit


O Construction Summit 2016, uma iniciativa da Sobratema - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração e do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, trouxe, no mês de junho, um amplo debate sobre a infraestrutura das cidades. Um dos destaques do evento foi a presença dos sistemas construtivos industrializados, com participação ativa da Abcic. 
Além de estar na Mostra Produtividade e Industrialização, espaço que apresentou o Manual da Construção Industrializada, da ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e destacou os benefícios do uso dessas soluções na área urbana, a entidade foi representada pelo engenheiro Carlos Franco no painel Sistemas Construtivos Industrializados, coordenado pela Abramat - Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção. Ele fez um apanhado do atual momento do sistema no Brasil, mencionou os benefícios do pré-fabricado em obras na área de mobilidade urbana, como a construção do BRT de Belo Horizonte, de estações de metrô em construção e a ampliação de aeroportos; sem contar a contribuição em pontes e viadutos. O painel, cuja abertura foi feita por Walter Cover, presidente da Abramat, contou com representantes de outras entidades ligadas aos sistemas industrializados.
"Marcar presença num evento desse porte reforça o compromisso estratégico da Abcic de fomentar a maior aplicação do pré-fabricado na construção de forma geral", avaliou André Pagliaro, presidente do Conselho Estratégico da Abcic, que acompanhou de perto as ações da entidade no Summit. 
A Abcic também promoveu o Curso de Pré-fabricado de concreto, ministrado igualmente por Carlos Franco e que atraiu um público formado por engenheiros, técnicos, estudantes de engenharia e arquitetos. Entre os participantes do curso estava o arquiteto Sidonio Porto, um dos profissionais mais respeitados da arquitetura brasileira e adepto da industrialização. "Considero muito importante participar de um curso desse tipo no momento atual, quando as empresas estão necessitando utilizar melhor seus recursos. E todos nós sabemos que o melhor meio para se conseguir isso é a industrialização da construção, pois ela possibilita aprimorar o controle dos custos, melhorar o desempenho da obra como um todo, ter maior previsibilidade de preços e aumentar a produtividade, que é a grande necessidade da construção civil brasileira", afirmou.
O curso atraiu ainda a atenção de profissionais das empresas de pré-fabricados, como o engenheiro Mateus Rauber, da Premoldados Zortea, de Varzea Grande/MT. “O curso é muito importante, principalmente pelo fato de nos ajudar a desfazer algumas dúvidas em relação à logística e outros aspectos da produção", afirmou. "Além disso, ele ser ministrado num evento possibilita o contato com profissionais de várias partes do país, o que facilita a busca por novos projetos”.
Estudantes de engenharia também fizeram o curso da Abcic. Rafael Jadir Bispo, aluno do 4º módulo de Técnico em Edificações pelo Instituto Federal de Brasília, que veio junto com mais duas colegas, ressaltou que foi uma oportunidade de aprimorar os estudos. “Lá na escola nós temos aulas de pré-fabricado, só que aqui foi um aprofundamento dessa matéria, o que aprimora o nosso conhecimento. Podemos, inclusive, repassar para o que aprendemos hoje aqui para outros colegas que não puderam vir”, concluiu.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!