Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 32 - agosto de 2024

ABCIC EM AÇÃO

Contribuição do NETPRE e das tecnologias em aço foram os destaques do Abcic Networking XVII convencionais

Além das apresentações da ArcelorMittal, da Belogo Arames e do NETPRE, o evento proporcionou um momento fundamental de network entre associados e convidados


Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, abre os trabalhos do Abcic Newtorking XVII, que contou com apresentações sobre o NETPRE e as soluções em aço da ArcelorMittal e Belgo Arames

No dia 26 de junho, associados e convidados participaram do Abcic Newtorking XVII, que destacou a contribuição do Núcleo de Estudos e Tecnologia da Pré-Fabricação (NETPRE), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), para o avanço em pesquisa e estudos com lajes alveolares e para o desenvolvimento da normalização técnica do segmento do pré-fabricado de concreto no Brasil, e mostrou como as soluções em aço tem sido fundamentais para a evolução da construção industrializada no país.

A engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, abriu os trabalhos, ressaltando a participação de professores e pesquisadores de importantes universidades de engenharia no evento, incluindo a Universidade de São Paulo, Universidade Presbiteriana Mackenzie e o Instituto Mauá de Tecnologia. “A integração entre a academia e a indústria é fundamental para o desenvolvimento do mercado. Os ensaios e as pesquisas contribuem para solucionar desafios que chegam nas indústrias por meio de demandas dos clientes. “A parceria com o NETPRE é um exemplo importante que mostra como essa união tem resultado em benefícios para a construção e para a sociedade”, disse. 

Durante seu pronunciamento, Íria comentou sobre o avanço dos grupos de trabalho de cada pilar definido pelo Planejamento Estratégico. “Na pauta de sustentabilidade, estamos evoluindo rumo ao desenvolvimento das declarações ambientais de produto (DAP)”, pontuou. Sobre a questão dos edifícios altos, afirmou que há um aumento da demanda por estruturas pré-fabricadas de concreto na área da construção atual, por exemplo, de um edifício de 17 pavimentos da Tenda Construtora. “Essa ampliação traz maior interface mesmo nas relações institucionais com entidades como a CBIC, Abrainc e Sinduscon”. 

Ela ressaltou ainda que como sociedade e construção civil “estamos em franca ebulição e transformação, novas demandas, novos entrantes, novos materiais, situações e formas de abordagem, por isso precisamos ter critérios para que tudo possa ser feito da maneira correta. E o papel das entidades é preparar o caminho durante a transição de processos, por isso desenvolvemos ações para que tudo seja feito com responsabilidade e segurança”.

Nesse sentido, no dia 16 de outubro, a Abcic realizará o Seminário Internacional e fará o lançamento de dois produtos: Manual de Edifícios Altos da International Federation for Structural Concrete (fib) e a Coletânea de Edifícios Altos e Múltiplos Pavimentos (vide matéria na pág. 60). Antes disso, a entidade fará dois eventos de conteúdo no Concrete Show, no dia 7 de agosto, e no Modern Construction Show, no dia 2 de outubro. 

Na sequência, Felipe Cassol, presidente do Conselho Estratégico da Abcic, salientou que a industrialização da construção é uma caminho sem volta e que a Abcic, há 21 anos, tem trabalhado para nortear essa trajetória. “Continuaremos a instruir a melhor forma de atuar com o sistema construtivo, a contribuir com informações para os novos entrantes no mercado, e a facilitar a aplicação da construção industrializada, com a mesma envergadura técnica que nos trouxe até aqui”, destacou.


Felipe Cassol, presidente do Conselho Estratégico, salientou a importância da industrialização e da Abcic

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!