Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 24 - dezembro de 2021

ESPAÇO EMPRESARIAL

Desenvolvimento contínuo do pré-fabricado de concreto

Quando se trata do mercado de pré-fabricados de concreto, é preciso mencionar os benefícios da ABCIC. A instituição nasceu simples e, ao longo dos anos, se mostrou muito importante para o nosso setor e para a construção civil, ganhando destaques mundiais. A ABCIC sempre buscou a união de nossa cadeia produtiva , estando presente em todas as regiões do Brasil. Em termos globais, ela também se faz presente, trazendo tecnologias e buscando importantes parcerias.

A participação da entidade em palestras e eventos resultou em maior visibilidade ao pré-fabricado de concreto, estimulando, até mesmo, na academia, a vontade de estudar, pesquisar e desenvolver ainda mais o sistema construtivo que representa, aproximando, assim, a engenharia do mundo da industrialização. 

Com isso, nos últimos anos, percebemos uma aceleração muito forte em novas maneiras de projetar com os pré-fabricados de concreto. Isso é comprovado pelo fato de o setor ter deixado há tempos a imagem de um supridor de estruturas simples e monótonas para se transformar em um dos principais segmentos propulsores na solução de estruturas complexas e de alto desempenho, além de obras de grande apelo estético. Hoje, podemos dizer, com todas as letras, que o setor da pré-fabricação de concreto é um dos mais desenvolvidos quando se trata de consumo de novas tecnologias da construção no Brasil.

No quesito desempenho do pré-fabricado de concreto, a avaliação é de que, cada vez mais, o mercado sente vontade de resolver todas as etapas da obra com o uso da industrialização. O fato de o setor da construção vivenciar a escassez   de mão de obra que se intensifica a cada dia e a necessidade de uma construção rápida e segura resultam na busca por parte dos clientes por soluções que cheguem prontas ao canteiro de obras, reduzindo ao máximo possível o trabalho manual. 

Um exemplo dessa realidade é o consumo de painéis de fechamento. Há alguns anos, havia grande concorrência diante do fechamento em alvenaria convencional (tijolos ou blocos). Atualmente, a velocidade, a praticidade e o desempenho da soluções pré-fabricadas, somados ao custo, praticamente extinguiram o fechamento convencional em obras industriais e comerciais.

O mercado catarinense, mais precisamente nas regiões Norte e Nordeste e no Vale do Itajaí, tem atraído um contingente expressivo de pessoas pela qualidade de vida local, uma vez que são regiões reconhecidas pela busca de um desenvolvimento econômico e social cada vez mais forte. As indústria e o  comércio locais, por exemplo, têm conseguido suprir a demanda por mão de obra, impulsionado, desse modo, a economia, que está se mantendo em plena evolução. 

Ao analisar o cenário da última década e olhar para as tendências apontadas pelo mercado, o desenvolvimento do pré-fabricado de concreto nos próximos anos será ainda mais acelerado. Isso porque nosso setor ainda tem muito a crescer nos locais onde já atua, como as obras industriais e comerciais, além de outros setores com atuação menos intensa, como os empreendimentos residenciais, as obras de infraestrutura, entre outros.

Diogo Emmendoerfer
Diretor Antares Pré-Fabricados

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!