EDITORIAL
Prezados Leitores,
Em um ano extremamente desafiador para todos nós, tanto no plano pessoal quanto empresarial, estamos colocando nas mãos dos associados e do mercado a 3ª edição do ano da Revista Industrializar em Concreto.
A capa traz uma obra que está citada em distintas matérias. O case Parque da Cidade foi apresentado no 23º ENECE (Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural), ocasião em que o engenheiro Graziano ministrou uma palestra juntamente com a empresa construtora e a indústria fornecedora do pré-moldado. Uma solução fantástica, cujo sucesso foi catalisado pela integração entre todos os intervenientes desde o início e ainda pelo uso de ferramentas como o BIM em diferentes dimensões e o monitoramento com drones. Posteriormente sob a ótica da segurança, os construtores trouxeram uma abordagem muito interessante demonstrando a importância da industrialização neste tema.
No webinar internacional promovido pela fib (International Federation for Structural Concrete), a engenheira Íria, ao apresentar o estado da arte da pré-fabricação no Brasil, deu destaque ao case. Para finalizar, a obra venceu o prêmio Produtividade Do Mesmo Lado, na categoria Projeto, promovido pela Abrainc.
Mas, o que esta obra tem de especial? Além dos 5 e 6 subsolos, são 3 torres de 23, 20 e 17 pavimentos respectivamente integrados por uma área de vivência imensa. Um marco seguramente em verticalização com a adoção do pré-fabricado de concreto e ainda a demonstração de muitas possibilidades de usos do sistema. Somado ao prazo de 26 meses, uma das razões citadas pela escolha do pré-fabricado foi a precisão dimensional. Aproveito esta oportunidade não somente para parabenizar os envolvidos neste case, mas também todos aqueles que têm se dedicado em promover uma base sustentável para o uso da pré-fabricação no Brasil a começar pela normalização. Hoje, as normas ABNT para o sistema estão alinhadas com as tecnologias e tendências internacionais, possibilitando um maior respaldo para toda a cadeia produtiva.
Já a matéria da seção Industrialização em Pauta aborda a relação do sistema construtivo que representamos com a arquitetura, que foi também referencial importante em eventos distintos. Esta é a primeira matéria de outras que serão apresentadas nas próximas edições. A indústria avançou significativamente nos últimos anos, mas ainda há muito a fazer e esta é uma tarefa que requer de todos nós muita atenção a começar por um aprofundamento nas pérolas trazidas em todos os cases que foram citados e também na relação com a academia e na abordagem mais conceitual. Agradecemos aos arquitetos que se dispuseram a estar conosco nesta edição e compartilharam sua visão e experiência.
A edição traz muito mais: o artigo técnico que explora as possibilidades na infraestrutura, a coluna da economista Ana Maria Castelo, cobertura de tantos eventos realizados e apoiados pela ABCIC promovendo a pré-fabricação e a matéria que aborda o contexto internacional.
Imperdível a entrevista com o engenheiro Akio Kasuga, que assumirá a presidência da fib na gestão que iniciará no próximo ano. Aproveito o ensejo para, em nome do setor, parabenizar nossa presidente executiva pela reeleição (gestão 2021-2024) para o presidium da fib. Ter o Brasil lá representado é motivo de muito orgulho.
Desejo a todos um Feliz Natal. Que a esperança seja a chama viva do ano vindouro e nos traga, certamente, com o fim da pandemia, o aprendizado necessário para um mundo melhor!
Luiz Otávio Baggio Livi
Diretor de Marketing da Abcic