OPINIÃO DA ACADEMIA
Fabiola Rago Beltrame, Professora e Pesquisadora da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie
O papel da academia para a evolução do mercado de pré-fabricados no Brasil é fundamental. As ementas das disciplinas padrões dos cursos de Engenharia Civil não abordam os pré-fabricados. Aprendemos a calcular concreto armado e concreto protendido, mas não aprendemos sobre as diferentes especificidades necessárias para as peças pré-fabricadas, os diferentes esforços à que as peças são submetidas para sua movimentação e transporte e sobre a importância das ligações e condições de montagem.
Quando estudamos a logística do canteiro, não discutimos sobre a necessidade de canteiros específicos para o recebimento e instalação de peças pré-fabricadas, sobre as condições de segurança para utilização dos equipamentos de guindar. Isso gera insegurança aos engenheiros que se formam e muitas vezes evitam trabalhar com o que não conhecem.
Nesse sentido, a criação da disciplina optativa “Estruturas moduladas e pré-fabricadas”, ofertada aos alunos do décimo semestre da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com apoio da Abcic, permite aos alunos conhecerem as tantas possibilidade de construção pré-fabricada que existem para diversas aplicações, desde os tradicionais galpões, às habitações de interesse social, muitas vezes casas térreas, ou edifícios de até cinco pavimentos, os edifícios altos, até as obras de arte especiais (pontes, viadutos e passarelas).
Durante a disciplina, promovemos palestras técnicas, os alunos são convidados a participar dos eventos técnicos promovidos pela Abcic, visitamos uma empresa de pré-fabricados e podemos acompanhar a produção dos mesmos e seus controles de qualidade, visitamos obras produzidas com pré-fabricados e mais recentemente tivemos a criação pelo professor doutor Alfonso Pappalardo de um kit produzido por impressão 3D para simular através de um protótipo de uma edificação, a importância da organização do canteiro e a sequência correta de montagem das peças.
Como especialista em materiais de construção e controle de qualidade dos mesmos, venho aprendendo a cada dia o quanto as obras com pré-fabricados entregam o melhor controle de qualidade possível. Ao invés de ter que controlar a qualidade de mais de 30 materiais diferentes dentro de um canteiro, como não adotar o controle de qualidade interno na fábrica e posteriormente o de recebimento em obra de um único sistema produtivo padronizado e modulado?
As visitas em fábrica semestrais me fazem admirar cada vez mais este mercado e ao visitar obras com pré-fabricados utilizados em quase toda sua totalidade, tecnicamente não consigo entender como todo o setor da construção civil não se especializa e migra totalmente para este tipo de método construtivo.
A Universidade ainda disponibiliza no curso de Pós Graduação em Construções Civis – Excelência Construtiva e Anomalias, a disciplina: “Projeto e Produção de Estruturas de Concreto Pré-Moldado”, com a colaboração dos professores Alfonso Pappalardo e Ligia Doniak e apoio da Abcic, que reforça a importância da interação entre a academia e o mercado, que é primordial.
O engenheiro precisa receber informações precisas durante sua formação para que possa levar inovação, sustentabilidade, desempenho para sua obra, seja desde sua concepção no projeto, na sua execução até no planejando da sua manutenção durante toda sua vida útil. Assim, a Escola de Engenharia da UPM e a Abcic estão contribuindo de mãos dadas para o futuro da construção civil.