Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 22 - abril de 2021

GIRO RÁPIDO

Eduardo Barros Millen, genialidade na engenharia estrutural

O dia 17 de março deste ano é uma data triste para a engenharia brasileira, com o falecimento do engenheiro Eduardo Barros Millen, sócio-diretor da Zamarion e Millen Consultores. Com sua genialidade e brilhantismo, trouxe à engenharia estrutural brasileira contribuições em diversos segmentos para além do projeto, como a área institucional, a normalização e a consultoria. 
Um entusiasta da pré-fabricação em concreto, Millen contribui sobremaneira para o desenvolvimento do setor no país. “Nos faltam palavras para expressar nossa gratidão pelo privilégio de termos convivido com este grande homem, íntegro, generoso em compartilhar seus conhecimentos, grande profissional, dedicado ao nosso setor, excelente pessoa e grande amigo”, lamenta a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic
A normalização foi uma área com forte atuação de Millen. No caso da construção industrializada de concreto, Íria recorda sua incomensurável dedicação a ABNT NBR 9062 Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-moldado, no qual assumiu o bastão e liderança, designado representante pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) mas também deixando pelo seu antecessor, mestre e sócio, o saudoso professor José Zamarion Ferreira Diniz.
O engenheiro Marcelo Cuadrado, diretor técnico da Abcic, ressalta sua atuação muito ativa nas comissões de estudo, compartilhando sua experiência e conhecimento. “Como secretário da ABNT NBR 9062 e da ABNT NBR 14861 (Lajes alveolares pré-moldadas de concreto protendido) posso afirmar que a contribuição do Millen foi determinante para a construção e revisão minuciosa dos textos base”. 

Engenheiro Eduardo Millen foi homenageado pelas contribuições voluntárias ao setor, em 2008. Na foto estão o então diretor da Abcic, Carlos Gennari e Edival Manuel da Silva (Gerdau)

Já o professor Marcelo Ferreira, coordenador do Núcleo de Estudo e Tecnologia em Pré-Moldados de Concreto (NETPre) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), afirma que, além de um enorme conhecimento técnico, o engenheiro sempre teve uma postura ética e com bastante equilíbrio, ajudando a encontrar o consenso dentro das comissões técnicas em que participamos. “O engenheiro Millen foi um exemplo de dedicação e de trabalho voluntário para a construção da normalização para o concreto pré-moldado no Brasil”.
Ele conta ainda que teve a oportunidade de atuar em consultorias em projetos onde Millen também estava envolvido. “Em uma dessas ocasiões, tive a oportunidade de manifestar minha admiração pela sua capacidade técnica e postura profissional exemplar. De fato, eu disse para ele e para os presentes que se dependesse de mim eu o indicaria para um título de Doutor Honoris Causa, porque durante as comissões de norma percebi que ele realmente era um engenheiro que nunca parou de estudar, que não confiava apenas na sua experiência, mas sempre se mantinha atualizado, querendo aprender. Isto é raro encontrar em profissionais de alto nível”.
Para Cuadrado, o principal ensinamento do Millen foi na postura de atuação em todas as situações em que conviveu com ele: sempre muito ético, ponderado, gentil, disposto a colaborar, compartilhando experiência, conhecimento e pensando no bem coletivo. “A Engenharia de Estruturas e a Industrialização em Concreto perdem uma grande referência”.   
Mais recentemente, Íria comenta que Millen foi responsável pela revisão do capítulo que tratava a interface e montagem do recém lançado Manual de Montagem das Estruturas pré-moldadas de concreto. “Lembraremos dele também em cada obra projetada, e são muitas, pela ZMC Consultores que certamente continuará trilhando seu caminho, pois ele também era um exímio conselheiro e formador de pessoas”.
Formado em Engenharia Civil, em 1969, pela EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), com pós-graduação em Estruturas Especiais de Concreto Armado e Protendido pela mesma instituição e em Administração de Empresas na área de Produção e Operações Industriais pela Escola de Administração de Empresas da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Millen trabalhou na Cinasa - Construção Ind. Nacional S/A, como gerente de Engenharia de produtos, na Racional Engenharia S/A, como coordenador de projetos, e na Nordon Indústrias Metalúrgicas S/A, como chefe do setor de engenharia civil, coordenador de projetos e gerente de engenharia.
Foi presidente da Abece (2010 a 2012) e recebeu homenagem da Abcic, em 2008, como Projetista de Estruturas, e foi vencedor da categoria Obras Especiais do Prêmio Talento de Engenharia Estrutural 2009 pelo cálculo estrutural do Galpão 5 do Estaleiro Atlântico Sul e do Prêmio Emílio Baumgart 2011, do Ibracon, como Destaque do Ano em Engenharia Estrutural. Recebeu, em 2018, o título de Personalidade da Engenharia Estrutural, homenagem concedida pela ABECE e pela Gerdau aos profissionais de destaque na área.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!