Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 31 - abril de 2024

ESPAÇO EMPRESARIAL

Em prol do fortalecimento e transformação da indústria do concreto

Por Lucio Almeida administrador da Fênix Pré-Fabricados

A   indústria do concreto é fascinante. Utilizo, de forma carinhosa, essa expressão quando me refiro ao nosso setor, pois tem o potencial de se desenvolver constantemente. Nesse sentido, enfatizo o quanto é surpreendente sua evolução e, principalmente, sua consolidação ano após ano, através de novos processos, novas tecnologias e aplicações, mesmo diante de inúmeros desafios. 

A verdade é que poucos profissionais, em um passado não tão distante, se arriscariam a afirmar que a industrialização da construção estaria em grande evidência, sendo uma realidade tangível na atualidade. Isso porque, é importante recordar que a construção civil sempre esteve atrelada ao formato artesanal e também cultural de se executar. 

Contudo, temos que comemorar o fato dessa mudança e da consolidação da industrialização a cada dia, além de termos a oportunidade de vivenciar essa transformação positiva no setor.

Em termos de desafios, nosso setor sempre enfrentou cada um deles com bastante resiliência. A cada ano surgem novas questões, assim como interferências e necessidades de mercado. Em 2023, dentre outros desafios, destaco a questão política, que gerou grandes expectativas e ao mesmo tempo inseguranças no mercado, pois um novo governo se iniciou. Esse cenário perpetuou-se ao longo do ano e, como em todos os setores, a indústria do concreto também foi impactada. 

Mesmo diante dessa questão, que começou a ser desenhada ainda em 2022, em meio a diversas especulações, nosso setor continuou trabalhando fortemente para atender o mercado. Para nós, da Fênix Pré-Fabricados, um dos pontos norteadores para superar e enfrentar as interferências foi o senso de fortalecimento, de se adaptar rapidamente aos contextos políticos e econômico, e buscar se sobressair por nossa competência e capacidade de ofertar as estruturas necessárias a cada projeto. Essa postura foi igualmente aplicada durante a pandemia da COVID-19, resultando em grande êxito. 

O ano de 2023 foi também de muito trabalho, com a execução de diversas obras nos segmentos industrial, comercial e institucional, especialmente na categoria Mall e em projetos voltados para escolas e creches. Foi um período de fortalecimento de nossa participação em obras em outras regiões, onde pudemos levar nossa solução construtiva, obtendo bons frutos. 

A região onde está nossa fábrica - Jacareí, no Vale do Paraíba, em São Paulo – é um polo estratégico, pois está próximo aos grandes centros econômicos e é formado por municípios em expansão e com mentalidade voltada para o desenvolvimento e para a inovação. Isso nos impulsiona a buscar sempre o melhor produto, com qualidade, tecnologia e novos métodos para que possamos atender todas as exigências dos nossos clientes e sociedade com sustentabilidade em seus três aspectos – econômico, social e ambiental.

Estamos no mercado há 19 anos e nossa expectativa é que, neste ano, consolidemos nossa participação ainda mais, contribuindo para fortalecer a indústria do concreto, em especial na nossa região. Para o segmento de pré-fabricados, nossa expectativa é que ele seja ainda mais disseminado, por meio de parcerias com instituições para qualificação de mão de obra, da criação de interfaces de aproximação com demais pré-fabricadores, a construção de pontes para debates e a busca por melhores soluções, aliás esse é um importante papel que a ABCIC tem desempenhado em nosso setor. 

Por fim, temos que usar diariamente a palavra “construir” em tudo que estamos envolvidos, realmente usá-la em sua essência para promover a transformação da indústria do concreto.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!