Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 2 - agosto de 2014

EDITORIAL

Estreia promissora

Com grande satisfação, arquitetos, engenheiros, projetistas, gerenciadores, construtores, professores e entidades parceiras elogiaram a estreia de nossa revista “Industrializar em Concreto”. Vencido o grande desafio da primeira edição, seguimos motivados para melhor atender os anseios do mercado. Queremos mais do que nos comunicar com nosso público, queremos que este importante veículo seja uma ferramenta de interação com os nossos leitores. Nesse sentido, criamos o “Espaço Aberto”, já indicado no expediente desta edição, para o envio de contribuições e o esclarecimento de dúvidas.
Como sugestão de nossos leitores, inserimos uma nova seção, denominada “Espaço Executivo”, no qual integrantes do nosso conselho estratégico, formado por acionistas e dirigentes das empresas passarão a compartilhar sua visão em relação ao mercado. Abrindo o espaço, o Presidente de nosso conselho faz uma importante reflexão para o contexto mercadológico atual.
Durante a circulação desta edição, a Fundação Getúlio Vargas já terá iniciado os trabalhos de sondagem de nosso setor. Essa ação nos permite avaliar o desenvolvimento setorial e traçar metas futuras. São dados relevantes que nos posicionam no mercado e possibilita o diálogo em importantes fóruns de ordem técnica, política e econômica. Sem essas informações, ficaríamos alijados destes contextos e com menor possibilidade de avanços em nossos pleitos. Ressaltamos ainda dois aspectos: a importância de que todas as empresas continuem participando desta atividade e a relevância de termos a FGV, representada pela economista Ana Maria Castelo, que também assina nossa a coluna “Cenário Econômico”.  
Continuaremos apresentando os cases e artigos técnicos nacionais e internacionais. Como foi bom assistir a Copa do Mundo, vermos os estádios lotados, abrigando pessoas de todos os lugares do mundo e saber que, em parte, estes cenários foram construídos graças à ousadia de nosso setor e as possibilidades do sistema construtivo em pré-moldados de concreto. Sentimos muito orgulho de ser brasileiros, mas também de representarmos, junto com os nossos associados, a industrialização em concreto no nosso país que, em diversos segmentos, traz infinitas possibilidades.
Nesta edição, o foco são os aeroportos, arquiteturas que propiciam a diversidade de sistemas construtivos e que contam com expressiva participação dos elementos pré-moldados de concreto em sua estrutura. Trazemos dois cases: o aeroporto de Brasília e o T4 do aeroporto de Barajas (Madri-Espanha), ambos mostrando a interação de diferentes sistemas construtivos industrializados.  
A pesquisa têm um papel muito significativo no desenvolvimento tecnológico do setor. A seção “Artigo Técnico” ressalta o importante trabalho do Prof. Mounir Khalil El Debs que, além de contribuições importantes ao longo de anos, vem formando e incentivando muitos alunos, pesquisadores e engenheiros. 
O ambiente associativo é fantástico, pois temos muitas oportunidades de networking, de nos comunicar, de debater e avançar. Para finalizar, convidamos todos a participar dos próximos eventos em que estaremos presentes: Concrete Show, Nutau, Congresso do IBRACON. Confira em nossa agenda e participe!


Íria Lícia Oliva Doniak, 
Presidente Executiva da Abcic

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!