ARTIGO TÉCNICO
RESUMO Conhecer as propriedades do concreto autoadensável em idades recentes é de extrema importância para a continuidade de serviços, como a protensão, desforma e saque de peças pré-fabricadas, por exemplo. Uma das possibilidades mais seguras e econômicas é através do ensaio de maturidade, que correlaciona o calor de hidratação do cimento com propriedades do concreto no estado endurecido. Neste artigo foi mostrado como obter esta correlação de forma eficiente, para atender as demandas para esta tecnologia. Observou-se que a correlação obtida foi confiável, podendo utilizar o método de forma mais abrangente. PALAVRAS-CHAVE: Ensaio de maturidade; Concreto autoadensável; Correlação entre propriedades.
[7] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. - Concreto autoadensável: parte 2: Determinação do espalhamento e do tempo de escoamento - Método do cone de Abrams: NBR 15823-2. Rio de Janeiro, 2010.
[8] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. - Concreto autoadensável: parte 4: Determinação da habilidade passante - Método da caixa L: NBR 15823-4. Rio de Janeiro, 2010.
[9] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. - Concreto autoadensável: parte 5: Determinação da viscosidade - Método do funil V: NBR 158235. Rio de Janeiro, 2010.
Artigo apresentado no 3º Congresso Ibéroamericano sobre Betão Auto-Compactável Avanços e Ppórtunidades, realizado em Madrid (Espanha), nos dias, 3 e 4 de dezembro de 2012