ABCIC EM AÇÃO
A economiSTa Ana Maria Castelo, da Fundação Getulio Vargas, e o empresário Luciano Pires, personal trainer de fitness intelectual, ministraram as palestras durante o evento, exclusivo aos associados, que teve mediação da engenharia Íria Doniak e a abertura de Guilherme Philippi, presidente executiva e presidente do Conselho Estratégico, respectivamente
Íria Doniak mediou o debate com os palestrantes, que responderam os questionamentos dos associados da Abcic. Guilherme Philippi fez a saudação final do evento.
Empreendedor Luciano Pires: “A incerteza está sempre presente quando começamos algo novo”
Outra pergunta referiu-se ao câmbio para 2021. A economista explicou que as análises atuais apontam para um cenário sem tanta pressão cambial, mas alertou que é preciso ver como as incertezas serão trabalhadas no próximo ano. Além disso, apesar da entrada no final deste ano de moeda estrangeira no país, ela lembrou que a saída do recurso foi maior. Dessa forma, o Brasil não foi beneficiado com dinheiro do exterior no período.
No encerramento do evento, Íria perguntou à Pires sobre o sedentarismo intelectual. Ele respondeu que nunca é tarde para começar e que o repertório é sempre fundamental. Refletiu sobre o tempo utilizado pelas pessoas nos dias atuais, enquanto alguns usam para essa aquisição de conhecimento, outros gastam seu tempo.
Para acessar a apresentação de Ana Castelo:
https://www.abcic.org.br/eventosonline/encerramento2020