GIRO RÁPIDO
A Fiabci – Federação Internacional das Profissões Imobiliárias e seu membro no Brasil, o SindusCon-SP – Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo, promoveram, no dia 28 de outubro, em São Paulo, um encontro empresarial que reuniu as principais lideranças da construção civil para discutir o tema “Os Avanços do Setor da Construção Civil no Exterior e o Exemplo da Espanha”. O ponto alto do encontro foi a palestra do engenheiro Hugo Corres Peiretti, professor doutor em Engenharia de Caminhos, Canais e Portos da Universidade Politécnica de Madri, na Espanha; presidente da Fhecor Ingenieros Consultores e um dos mais destacados especialistas em pré-moldados do mundo.
Na palestra, intitulada “Engenharia Pensada para Construir”, Corres enfatizou a importância da industrialização no atual cenário da construção civil no Brasil e no mundo. “Hoje o mundo está muito complexo e demanda da construção civil, além de qualidade, eficiência, produtividade, inovação, sustentabilidade e rapidez. Em razão disso, o pré-fabricado ganha papel decisivo nos projetos”, comentou, salientando também a flexibilidade do pré-moldado que, a seu ver, pode ser combinado com vários outros sistemas construtivos.
Nesse sentido, a presidente executiva da Abcic, Íria Doniak, que participou do evento como debatedora salientou a importância da colocação do engenheiro Corres sobre as múltiplas possibilidades do pré-moldado. “A colocação do engenheiro Hugo em relação ao conceito de industrialização aberta, onde não nos limitamos aos sistemas A, B ou C, e na qual todas as possibilidades se integram, potencializa caminhos, principalmente na direção da construção sustentável, conceito que todos nós sempre buscamos”, comentou Íria.
Também participou como debatedor, o arquiteto Eduardo Nardelli, presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), que reforçou a necessidade da industrialização da construção. “Já batemos no teto em termos de produtividade. A saída agora é a industrialização”, comentou. O evento foi coordenado pelo engenheiro Paulo Sanches, vice-presidente do SindusCon-SP.