ESPAÇO EMPRESARIAL
Raphael Saviski: Diretor de Projetos da Saviski Pré-Fabricados e Estruturas Metálicas
A pré-fabricação em concreto vivencia um período de crescimento. Por atuarmos em todas as áreas da construção civil, percebemos alguns setores mais aquecidos: logístico, institucional e educacional, além dos setores comerciais e industriais. Por outro lado, o agronegócio, que é um segmento importante em nossa região, passa por um momento de estagnação no que tange a demanda por obras.
Nosso segmento tem ainda uma oportunidade interessante na área de infraestrutura, pois existe um déficit elevado em todos os modais, o que significa que as indústrias de pré-fabricado de concreto podem oferecer soluções para diminuir esse desafio. De fato, temos obras importantes realizadas nos segmentos de transporte, energia e saneamento, mas ainda há muito a ser feito, sendo um campo abrangente a ser explorado pelo nosso setor.
A expectativa é de um futuro ainda mais promissor para a pré-fabricação em concreto, pois o tempo está sendo um fator cada vez mais determinante para as obras. Também vivenciamos um cenário de desafios no que se refere à mão de obra que, além de deficitária, está mais cara, e de procura por inovação por parte dos clientes. Assim, as indústrias que estão em busca de tecnologia e de melhoria contínua de sua gestão, certamente, vão colher frutos no médio e longo prazos.
Ainda sobre mão de obra, infelizmente, no país, existe uma parcela da população com dificuldades de acesso à educação. Nesse sentido, a pré-fabricação de concreto é importante, porque, ao adentrar em uma indústria, essas pessoas serão qualificadas, pois o ambiente fabril exige essa capacitação. Além disso, há uma fiscalização maior e melhor, diminuição riscos de acidentes e custos trabalhistas. Automaticamente, a produtividade é maior e esse profissional é melhor remunerado.
Isso significa que nosso setor atende o dinamismo da construção civil, mas também contribui para o aumento da produtividade, para a ampliação da segurança da obra, retirando, desse modo, eventuais passivos trabalhistas das construtoras e clientes. Outro aspecto a ser mencionado é que uma obra segura é fundamental para qualquer companhia que está alinhada aos aspectos de responsabilidade social e de governança.
Para contribuir com a redução e, até mesmo, eliminação dos riscos na construção, as indústrias de pré-fabricados de concreto, especialmente, os gestores precisam ter essa visão de responsabilidade. Por isso, o uso de tecnologia, a aplicação e conhecimento de normas técnicas, a busca constante pela atualização técnica e de mercado são muito importantes. O investimento nesses aspectos cria um arcabouço técnico e de conhecimento que possibilita as empresas terem soluções e alternativas, que geram resultados positivos no final.
A Abcic tem promovido muito conhecimento e relacionamento por meio do Abcic Newtorking. Além disso, a entidade tem sido fundamental para incentivar as empresas do setor no uso de novas tecnologias, aumentando a qualidade produtiva, para a aplicação das normas técnicas, que trazem benefícios positivos para todos os elos da cadeia. Outro ponto é o papel de interlocutor de seus associados nos âmbitos institucional e governamental, a fim de fortalecer nosso setor, buscando a equidade tributária. Também destaco o incentivo da associação para a aplicação de políticas de sustentabilidade nas empresas e o Selo de Excelência Abcic, que coloca as indústrias em um contexto diferenciado.
Por fim, parabenizo os 10 anos da Revista Industrializar em Concreto, que nos estimula a acreditar ainda mais no futuro promissor de nosso setor, ao mostrar como as indústrias têm atuado do ponto de vista tecnológico e de soluções estruturais, e as mudanças de produtos feitas para atender as demandas por obras inovadoras.