Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 35 - agosto de 2025

GIRO RÁPIDO

GIRO RÁPIDO

O evento foi aberto com pronunciamento do Presidente da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), Paulo Camillo Penna. Em seu discurso, o dirigente destacou o momento da indústria brasileira de cimento diante das mudanças climáticas, no ano em que o país sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – COP30.  “É nesse cenário que a indústria brasileira do cimento se apresenta, não como um problema, mas como parte essencial da solução. Há muitos anos assumimos com seriedade e compromisso nosso papel diante da agenda global. Atuamos com responsabilidade ambiental, social e econômica”, destacou. 

Além da COP30 e da agenda ambiental, o evento trouxe o debate sobre transição energética e descarbonização, a tecnologia de coprocessamento como solução sustentável na gestão de resíduos urbanos, um panorama sobre infraestrutura e o papel da inovação para mitigar as mudanças climáticas.  Por fim, os presidentes de grandes cimenteiras brasileiras debateram os principais temas que abrangem o setor – desde as reformas e políticas públicas que impactam a atividade até a inovação tecnológica na produção e aplicação do cimento Portland e dos sistemas construtivos que fazem uso dele, passando pelas perspectivas de mercado e aspectos ambientais.

 A Exposição Internacional do Cimento - ExpoCimento 2025 ocupou um moderno espaço especialmente concebido para acolher as palestras, debates e apresentar o que existe de mais atual e relevante para a produção do insumo e também para as organizações que aplicam sistemas cimentícios. Em duas arenas temáticas, profissionais e lideranças da indústria do cimento e representantes da cadeia produtiva da construção debateram temas relevantes para fomentar o intercâmbio de ideias e a formação de novas parcerias.

ENECE 2025 trará o debate sobre qualidade e eficiência nos projeto estruturais

Principal encontro da engenharia estrutural no Brasil, ENECE trará o debate de temais fundamentais para o setor


O ENECE 2025 – 28º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, que acontecerá no dia 3 de outubro de 2025, no Centro de Eventos The One, em São Paulo (SP), debaterá o tema “Qualidade e Eficácia em Projetos Estruturais: Construtibilidade e Produtividade”, com o objetivo de explorar as decisões de projeto que impactam diretamente na qualidade, eficácia do consumo de materiais e no impacto ambiental e na produtividade da mão de obra na execução estrutural, com foco na integração entre concepção, planejamento e construção.

O conteúdo programático contará com apresentações que versarão sobre as estratégias para otimizar recursos e simplificar processos construtivos (construtibilidade), soluções que promovem eficiência e agilidade na execução (produtividade), critérios técnicos e especificações mínimas que assegurem o desempenho, a segurança, a durabilidade e a sustentabilidade das estruturas, alinhados às melhores práticas e normativas (qualidade e eficácia nos projetos).

O engenheiro George Maranhão fará a palestra “Construção rápida e sustentável: estruturas pré-fabricadas para edifícios altos e industriais”, enquanto o engenheiro Cary Kopczynski, ex-presidente do Instituto Americano de Concreto (ACI) e presidente do Conselho do PRO: Centro de Excelência do ACI para o Avanço da Produtividade, abordará o tema “Produtividade na indústria da construção: um problema que engenheiros estruturais podem ajudar a resolver”. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!