GIRO RÁPIDO
O livro “Mulheres Conselheiras: Uma Nova Perspectiva na Governança” celebra a liderança feminina na governança corporativa, institucional e nos conselhos empresariais, ao reunir vivências e reflexões de mulheres que desafiaram padrões e são referência em temas como liderança, diversidade e inovação.
Lançado pela editora Board, no sábado, em evento no Centro de Convenções Itaim, em São Paulo, a obra é uma iniciativa da Board Academy e resultado de uma autoria coletiva coordenada por Sara Velloso, com prefácio assinado por Sandra Marchini Comodaro, fundadora do Grupo Conselheiras.
“Embora partilhemos a mesma identidade de gênero, somos diversas em trajetórias, histórias de vida, origens e formas de enxergar o mundo. Essa pluralidade é o que torna esta obra tão potente”, destaca Sara, que é ex-CFO do Grupo Bandeirantes com mais de 30 anos de atuação como C-level.
Com um olhar contemporâneo sobre a governança corporativa, os capítulos são assinados por 33 conselheiras que atuam em diferentes setores, incluindo a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, trazendo suas reflexões e experiências como conselheira na área institucional, abordando temas como governança, inovação, liderança, diversidade e sustentabilidade.
A obra traz reflexões e experiências de mulheres que conquistaram espaço em altos cargos de decisão, contribuindo para a diversidade e a inovação no mundo corporativo. As articulistas exploram tópicos como a importância da governança ágil em empresas familiares, o papel da governança no contexto ESG, os desafios da liderança feminina nos conselhos e a interseccionalidade no ambiente corporativo.
Ao longo do livro, Mulheres Conselheiras reforça a importância da diversidade de vivências e perspectivas nas decisões estratégicas das organizações. Além de trazer experiências de grandes líderes, o conteúdo que vai além de experiências pessoais, oferece ao leitor ferramentas, insights e inspiração para fortalecer sua atuação nos ambientes de governança e liderança corporativa.
No dia 31 de março, a engenharia estrutural brasileira se despediu de uma de suas grandes referências, o engenheiro Antonio Carlos Reis Laranjeiras, mais conhecido como professor Laranjeiras.
Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com pós-graduações em Estruturas na Escola Nacional de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Technische Hochschule – München (Alemanha), The University of Texas at Austin (EUA) e Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Portugal), Laranjeiras foi professor titular da Escola Politécnica na UFBA (1957-1987).
Ele foi conselheiro em seis gestões da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), associado honorário desde 2002, e diretor da Regional Salvador por muitos anos. Era também sócio honorário do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), desde 2006. Foi presidente do Clube de Engenharia da Bahia.
Foi homenageado com o título de “Personalidade da Engenharia Estrutural” na abertura do 11º ENECE, em 2008, durante a cerimônia de entrega do VI Prêmio Talento Engenharia Estrutural, e condecorado, em 1983 com o Prêmio Emilio Baumgart, do IBRACON, e Diploma INT/ABCP (Rio de Janeiro).
O professor Laranjeiras dedicou sua trajetória ao desenvolvimento técnico do setor. Foi sócio gerente da ACR Laranjeiras & Cia. Ltda. Projetos de Estruturas, tendo projetado estádios, obras hidráulicas, pontes, edificações, obras industriais, pavimentos. É autor de teses, publicações técnicas, traduções e redações de Normas Técnicas.