GIRO RÁPIDO
O artigo destaca ainda que a valorização da construção é fundamental para o enfrentamento dos problemas sociais, para a aceleração econômica e para o cumprimento das metas para reduzir o impacto das mudanças climáticas.
O artigo foi assinado pelos líderes das associações que compõem o Grupo: Luiz Cornacchioni (ABRAFATI), Rodrigo Navarro (ABRAMAT), Íria Lícia Oliva Doniak (ABCIC), Luiz Antônio França (ABRAINC), Alberto Henrique Cordeiro (AFEAL), Mauricio Borges (Anfacer), Natel Moraes (Anicer), Geraldo Defalco (Anamaco), Lucien Belmonte (Abividro), Jose Domingos Seixas (Abravidro), José Carlos Martins (CBIC) e Luiz Antônio Martins Filho (Associação Brasileira do Drywall).
Engenheiro Projetista de Estruturas Hugo Mota completa 90 anos
No dia 16 de novembro, o engenheiro projetista de estruturas Hugo Mota comemorou 90 anos. Nascido na cidade de São Gonçalo do Amarante, no Ceará, conquistou destaque em todo o país, tendo se tornado uma grande referência na construção civil brasileira.
Formado em Engenharia Civil com especialização em Estruturas, na turma de 1957, pela então Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1964, especializou-se em estruturas de concreto na Universidade Técnica de Stuttgart, na Alemanha Federal, sob orientação do professor Fitz Leonhardt.
Iniciou suas atividades profissionais como engenheiro projetista de estrutura do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas). Ingressou em 1959 no magistério superior na Escola de Engenhara da Universidade Federal do Ceará, tendo sido docente da primeira turma de engenheiros civis formados no Estado.
Na área do ensino universitário, foi homenageado inúmeras vezes por seus alunos. Em 1994, recebeu o título de Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará.
No início dos anos 70, fundou a Hugo A Mota Consultoria e Engenharia de Projetos, empresa responsável pelo projeto de grandes obras de infraestrutura. Particularmente no Ceará, projetou prédios, pontes, viadutos, reservatórios, bem como o estádio Castelão e o Terminal do Aeroporto Pinto Martins, além de várias obras de arte para a ferrovia Transnordestina e, mais recentemente, o Shopping Parangaba e o estacionamento subterrâneo do Palácio da Abolição, ambos em Fortaleza. O engenheiro também é o responsável pela introdução, na região Nordeste, do concreto protendido e da técnica da construção em balanços sucessivos.
Foi homenageado diversas vezes pela comunidade técnica regional e nacional: Medalha Casimiro Montenegro da Academia Cearense de Engenharia prêmio do IBRACON-Instituto Brasileiro do Concreto, a Medalha do Mérito do Sistema CONFEA-CREA, Personalidade da Engenharia Estrutural e título de associado honorário da ABECE, sempre pelos seus relevantes serviços prestados à engenharia nacional no campo do projeto e aplicação do concreto.