GIRO RÁPIDO
Íria foi homenageada na solenidade, juntamente com Mário William Esper, presidente da ABNT. O evento contou com a presença de Josué Gomes da Silva, Presidente da Fiesp, e de Rafael Cervone Netto, Presidente do CIESP.
Abcic participa de eventos sobre inovação e industrialização
Nos dias 13 e 14 de julho, aconteceu em Porto Alegre (RS), o 3º Fórum de Inovação na Construção Civil, que apresentou cases de sucesso, referências sobre o papel da inovação no setor da construção civil e uma abordagem prática voltada para o mercado de trabalho.
Promovido pela Climb Consulting Group e PPGEC/Unisinos, o evento reuniu construtoras, incorporadoras, startups, empresários e estudantes para analisar, discutir e estimular a disseminação de ideias e cases de sucesso no setor. O engenheiro Luiz Livi, Conselheiro do Conselho Estratégico da Abcic, acompanhou o Fórum, como representante da entidade, e disse que o conteúdo trouxe startups que prometem agilizar os processos de construção e de conferência das obras, sempre ligados ao modelo BIM, buscando digitalizar o setor, que tem a ver com a industrialização.
Um dos painéis tratou de Industrialização e Modularização e contou com as participações de Beda Barkokebas, coordenador de Projetos em Construção Modular da University of Alberta; Carlos Formoso, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Laura Marcellini, diretora técnica da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat); e Luiz Ceotto, senior partner da URBIC.
De 2 e 5 de agosto, a Construsul reuniu nos pavilhões da Fiergs cerca de 35,8 mil pessoas e 300 empresas expositoras. Um dos destaques foi a aplicação de avançada tecnologia no setor. Levantamento feito pela organização junto aos expositores estimou o montante de negócios gerado entre R$ 1,9 a R$ 2,2 bilhões.
A ABCIC apoiou a feira e Livi representou a associação na ocasião. Ele observou a questão da industrialização presente, além de lançamentos em revestimentos, materiais e máquinas.
Conceitos de industrialização foram trazidos no Siconsi
Publico presente no II Siconsi
O II Siconsi+i, Simpósio de Construção industrializada, realizado pela UNESC, reuniu 300 p participantes, entre os dias 17 e 19 de agosto, em Criciúma-SC, com objetivo de apresentar conceitos e sistemas construtivos industrializados, agregando mais conhecimento ao curriculum, no que diz respeito ao aumento de produtividade, sustentabilidade e modernização da construção civil.
Iria Doniak confraterniza sucesso do evento com os alunos
Para a professora Elaine Guglielmi Antunes, coordenadora do evento, é necessário esta integração do que está sendo ensinado em sala de aula com a realidade das obras e empreendimentos. “É um momento de atualização profissional e aproximação dos futuros engenheiros com a indústria”.
O segundo dia do evento trouxe a pré-fabricação em concreto, as novas tecnologias advindas das Construtechs e as questões de desempenho em evidência, com palestras dos engenheiros Nivaldo de Loyola Richter, diretor da BPM Pré-moldados e da ABCIC e Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC. O evento também contou com o patrocínio da BPM.
Professora Elaine Guglielmi Antunes durante a abertura do II Siconsi
Richter apresentou dois cases, sendo um sobre um edifício-garagem com 13 pavimentos, cuja obra tinha a dimensão do terreno, por isso foi necessária fazer a montagem sem estocagem intermediária. O outro case foi a solução de obras com paredes estruturais para prédios residências. “O evento foi excelente. Sentimos o interesse dos alunos por novas tecnologias, por conhecer o que existe no mercado e pelo potencial da industrialização da construção, que é um fator inevitável como solução para resolver o déficit habitacional e das construções comerciais e industriais”, pontuou Richter.