GIRO RÁPIDO
Segundo Claro, foi ressaltado no evento que inovar não significa somente investir muitos recursos, mas está sobretudo no dia a dia, de forma incremental ao que já está sendo realizado. Desse modo, as empresas precisam criar estruturas para ouvir seus colaboradores e clientes, a fim de selecionar as melhores ideias e implementá-las. Outro ponto tratado foi que as empresas pequenas tendem ser mais ágeis, enquanto as grandes corporações adquirem startups e/ou criam comitês internos focados em inovação.
Na abertura do evento, o presidente da ABRAINC, Luiz França, destacou que o setor passa por processos cada vez mais intensos de digitalização – incluindo as etapas de vendas, pesquisa e até registros online de imóveis -, e que isto deve abrir novas oportunidades para os players do setor. “Temos um desafio enorme no Brasil, com um déficit habitacional alto, e não à toa nossas empresas despertam interesse de investidores internacionais”, afirmou.
De acordo com o diretor de marketing da ABCIC, o FILI tratou ainda sobre a questão da produtividade e ressaltou a importância da digitalização, dos sistemas industrializados e da industrialização da construção. Sobre o futuro, foram abordados o uso dos dados, o imóvel como serviço, a desburocratização, inteligente artificial, mão de obra e a valorização dos aspectos ambientais. “Mais uma vez, a industrialização foi ressaltada quando se fala sobre o futuro da construção”, destacou. O evento contou ainda com debates sobre inovação no funding para o mercado imobiliário, tokenização e metaverso.
Mais de 30 palestras foram ministradas no do 94º Enic | Engenharia & Negócios
O 94º Enic | Engenharia & Negócios debateu importantes temas para o setor da construção, como tecnologia, gestão, cenário econômico e qualificação profissional. Um dos maiores eventos do setor contou com mais de 30 palestras, 88 palestrantes e mais de 8 mil inscritos de todo o país, somando quase 30 mil visualizações durante os dias 20 a 23 de junho.
O 94º Enic é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com a correalização do Sesi e do Senai. De acordo com o presidente da CBIC, José Carlos Martins, o intuito foi difundir informações sobre cenários, novidades, soluções e compartilhar conteúdo relevante sobre as principais tendências do mercado, principalmente sobre novas tecnologias. “Nosso grande objetivo é sempre oferecer recursos e insumos para que cada um tome a melhor decisão com a maior qualidade de informação possível. E o formato online democratiza o acesso, fazendo a informação chegar a um número ainda maior de pessoas”, comemorou.
Os painéis levantaram assuntos como BIM, futuro do mercado imobiliário, capacitação de mão de obra, desafios das próximas eleições, custos de material, FGTS e empreendedorismo. Além disso, o evento contou com oficinas.
ENECE comemora 25 anos
O ENECE - Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural comemora 25 anos, gerando conhecimento e possibilitando que engenheiros da área de estruturas possam discutir sobre as mais recentes inovações na arte da engenharia estrutural.
Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), o evento volta ao formato original e acontecerá nos dias 27 e 28 de outubro no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo (SP).
O evento terá início com a solenidade de entrega do 19º Prêmio Talento Engenharia Estrutural, que estimula o aperfeiçoamento e o desenvolvimento da construção civil. A premiação possui cinco categorias: infraestrutura, edificações, pequeno porte, obras especiais e jovens talentos. No dia seguinte, a programação contará com ciclos de palestras de especialistas internacionais e nacionais.