Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 33 - dezembro de 2024

GIRO RÁPIDO

GIRO RÁPIDO

Especialistas do BW Fórum afirmam não ter solução única para a transição energética na área de equipamentos para construção

Íria Doniak (Abcic) com Afonso Mamede (Sobratema), Hermano Pinto (Informa Markets), Carlos Alberto Laurito (Sobratema e Brasinfra) e Vicente Abate (Abifer)


O mercado de equipamentos para construção está investindo em diversas rotas estratégicas para a transição energética. Com isso, os especialistas participantes do BW Fórum foram unânimes ao afirmar que não existe uma solução única para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e alcançar a neutralidade de carbono até 2050. A engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic esteve presente ao evento do Movimento BW, uma iniciativa da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), realizado no 10 de dezembro no Instituto de Engenharia, em São Paulo.
“A única coisa que amarrava todos os equipamentos de construção era o diesel. Isso significa que o que era fundamento mudou completamente. E, nós somos seres de hábito e uma transformação desse tipo é um grande desconforto. Mas, a indústria de motores está bastante avançada e desenvolvendo ideias interessantes para esta etapa de transição”, explicou Yoshio Kawakami, sócio-diretor da Raiz Consultoria.
Luis Ferrari, Corporate Affairs Manager da John Deere, destacou que não existe uma única tecnologia para os equipamentos, pois cada um deles possui demandas diferentes, devido ao uso e até o mesmo o local de aplicação. Para Suellen Gaeta, gerente Executiva de Product Compliance & Regulatory Affairs para América Latina na Cummins, quando se pensa em soluções sustentáveis, é preciso olhar o tripé, infraestrutura, regulamentação e tecnologia. Já Thiago Brito, supervisor de Novos Negócios da MWM, reforçou que o mercado está buscando criar soluções limpas, econômicas e viáveis, que promovam condições dignas de vida para toda sociedade. Marcelo Sakurai, Customer Manager da FPT Industrial, explicou as diferenças técnicas entre o biodiesel 100% (B100), o biometano, e o etanol. 
O BW Fórum foi aberto por Afonso Mamede, presidente da Sobratema, e por José Eduardo Frascá Poyares Jardim, presidente do Instituto de Engenharia, e contou ainda com as palestras de Luis Gustavo Delmont, que atua na Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), e de Camilo Adas, diretor de transição energética da Be8 e Conselheiro em Tecnologia e Transição Energética da SAE BRASIL.

Entidades do Mesmo Lado debatem inovação e produtividade

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) realizou no dia 16 de outubro o terceiro encontro de Entidades do Mesmo Lado, para debater os resultados das eleições municipais e perspectivas políticas para o futuro; modernização e produtividade no setor; potencial do segmento da construção e Prêmio Produtividade 2025.
A Abcic participa do grupo e foi representada por seu diretor de Marketing, Wilson Claro, que salientou a importância do encontro, que reúne diversas entidades do setor. Os destaques da reunião foram a conjuntura política, o uso de inteligência artificial e as entidades terem dados setoriais para serem apresentadas junto ao governo. 
A reunião foi conduzida pelo presidente da ABRAINC, Luiz França, e contou com participações especiais de Márcio de Freitas, sócio-diretor da FSB Holding e cientista político, e Marcelo Xavier, diretor do segmento de Construção da Senior Sistemas. Rodrigo Navarro, presidente da Abramat, destacou o potencial do setor de construção em sua fala e fez uma breve apresentação de um projeto para impulsionar o segmento.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!